JOSI JUNTA TODO MUNDO
A prefeita de Gurupi, Josi Nunes (UB), mostrou estar muito prestigiada ao colocar no mesmo palanque aliados e possíveis adversários de 2024. O aniversário de 65 anos de Gurupi na terça-feira, 14, contou com o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e seu vice Laurez Moreira (PDT), os senadores Eduardo Gomes (PL) e Dorinha Seabra Rezende (UB), os deputados federais Carlos Gaguim (UB), Alexandre Guimarães (Republicanos) e Ricardo Ayres (Republicanos) e ainda os estaduais Gutierres Torquato (PDT), Eduardo Fortes (PSD) e Cláudia Lelis (PV).
LAUREZ TEM OBRIGAÇÃO
Em sua fala, Josi lembrou ter sido aliada de primeira hora do então prefeito Laurez Moreira nas eleições de 2012 e 2016, nas quais, em ambas, a mãe dela, Dolores Nunes, que faleceu este ano, foi vice-prefeita. Num bom humor, o governador não perdeu a deixa num aparte: “Laurez, você tem obrigação de apoiar a Josi”. Todos riram.
NÃO FALOU DE REELEIÇÃO
O governador, contudo, explicou à coluna que se referiu à gestão, não à reeleição da prefeita, que não apoiou a chapa do governo em 2022. Wanderlei, no entanto, esteve com Josi na disputa de 2020.
SE POSSÍVEL, W.O.
Foi esse o clima que prevaleceu, com discursos cordiais. Mas Gomes, Dorinha e Gaguim deixaram bem claro que apoiam a reeleição de Josi. Os aliados da prefeita ainda acreditam que ela poderá ter Ricardo Ayres em sua campanha. Inclusive, Ayres afirmou no discurso que deseja que o palanque composto por todas as frentes esteja junto em 2026 “em união pelo Tocantins”.
GURUPI PROTAGONISTA
No seu discurso, Gomes afirmou que Gurupi será protagonista nas eleições de 2024 e 2026, mas avisou: “Falo isso, Laurez, não porque eu quero ser seu vice [em 2026], mas porque a cidade tem um potencial na história do Tocantins”.
SÓ DESGARROU PARA A HORTA
A frente ampla do aniversário de Gurupi se desgarrou quando o deputado Eduardo Fortes levou parte dela para conhecer seu projeto de hortas comunitárias. Foram Wanderlei, a primeira-dama Karynne Sotero, Gomes, Ayres, Cláudia Lelis e o filho do vice-governador, Juarez Moreira – que deve estrear em eleições em 2024 (e dizem que tanto pode ser a vereador ou a vice).
JUNTOS E MISTURADOS
Mas o clima não estava para divisões. Tanto que todos foram jantar na residência do vice-governador Laurez, inclusive, a prefeita Josi e vereadores.
A QUEM INTERESSAR POSSA
Em Araguaína, como a coluna já havia antecipado semana passada, o clima foi de divisionismo. O governo promoveu um show num dia – na noite de segunda-feira, 12 – e a prefeitura fez parte dos eventos no final de semana e também na noite de terça-feira, 14. O que chamou a atenção no show de terça foram duas frases projetadas no telão: “Aqui tem show! Aqui tem obras!” Foi entendido no meio político como recado a quem interessar possa.
TODO DESTAQUE A JORGE
Ainda sobre Araguaína, o vídeo distribuído pelos governistas após o show de segunda à noite deixa claro que Wanderlei está mesmo empenhado com a pré-candidatura de Jorge Frederico a prefeito da cidade. A peça dá destaque especial ao deputado estadual.
FILHO DA MINISTRA NA UFT
Em seu perfil nas redes sociais esta semana, a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, contou que tem um filho concluindo o curso de engenharia civil na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Outro filho dela está para se formar em publicidade e propaganda pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Ambos, descata a ministra, pela política de cotas. E agora a filha de Sônia, Y’wara Guajajara, também pelas cotas, foi aprovada na Universidade de Brasília (UnB) para psicologia.
IVORY REELEITO NO PCDOB
O deputado estadual Ivory de Lira foi reeleito presidente do PCdoB do Tocantins na noite de terça-feira. Nas redes sociais, Ivory disse que sente “ainda mais comprometido com os ideais defendidos” pela sigla: “Os da defesa intransigente da democracia, da liberdade e dos direitos”, citou.
LIVRE DESSE MAL
O deputado federal Vicentinho Júnior (PP) não deixou passar em branco a decisão da 3ª Vara Criminal de Palmas, que aceitou denúncia do Ministério Público (MPE) contra o ex-governador Mauro Carlesse e outros oito membros da Polícia Civil (PC) por crimes de organização criminosa, abuso de autoridade e tráfico de drogas. Nas redes sociais, ele postou imagem de matéria sobre o tema e escreveu: “Relembrar é viver. Graças a Deus e à Justiça, o Tocantins está livre desse mal!” Como todos sabem, Vicentinho e Carlesse foram mais do que adversários: inimigos figadais.