CLIMÃO NA PREFEITURA DE PALMAS
Tem um climão na Prefeitura de Palmas. É que a agência de publicidade que atende o município, a Public, vai fazer a campanha da pré-candidata do PL, a deputada estadual Janad Valcari, inimiga figadal da prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB). O anúncio caiu como uma bomba no Paço. Além da relação com o município, foi a Public que fez a campanha de reeleição de Cinthia em 2020 e a do deputado estadual Eduardo Mantoan (PSDB), marido da prefeita, em 2022. A agência estreia na campanha de Janad na próxima semana.
ESCOLHA EMPRESARIAL
Um dos diretores da Public, o jornalista e publicitário Marcelo Silva disse à coluna que “não há ressentimentos”. Segundo ele, uma escolha empresarial, como deve ser. “Temos 60 funcionários que dependem dos nossos contratos. Nenhuma outra agência que opera em Palmas tem um custo operacional maior que o nosso”, defendeu Silva.
SANTO DE CASA NÃO FAZ MILAGRES
Ele lembrou que, com Zelma Coelho, sua esposa e sócia na Public, já atuou em campanhas vencedoras em 2000 (Nilmar Ruiz), 2012 (Carlos Amastha), 2016 (Amastha) e 2020 (Cinthia). “O que nos motiva é saber que estamos ocupando um espaço que seria ocupado por empresas de fora. Nossos políticos e gestores têm verdadeira adoração por profissionais de fora. E isso tem drenado as verbas de comunicação para fora”, lamentou o publicitário. E ele está certo.
CAMINHAMOS PARA A PROFISSIONALIZAÇÃO
É Palmas, e o Tocantins, caminhando para a definitiva profissionalização do setor de comunicação. Como disse Marcelo, é decisão empresarial de uma empresa qualificada e disputada pelo mercado. Ponto. Prova de que estamos amadurecendo.
PALITO “CONVOCADO” A PRESIDIR FAPT
Numa reunião dos aliados governistas que vão apoiar a pré-candidatura a prefeito de Araguaína do deputado estadual Jorge Frederico (Republicanos), nesta quarta-feira, 24, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) “convocou” o ex-deputado estadual Raimundo Palito a assumir a presidência da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt), que está com interino desde a saída do ex-reitor da UFT Márcio da Silveira. Palito foi exonerado da gestão do prefeito Wagner Rodrigues, na qual ocupava uma superintendência na Secretaria da Saúde, depois que foi confirmado o apoio do deputado estadual Marcus Marcelo (PL) a Jorge. O ex-parlamentar é ligado a Marcus. À convocação de Wanderlei, Palito silenciou, o que foi recebido como um aceite.
WANDERLEI JÁ ESTÁ EM ARAGUAÍNA
Na mesma reunião, o presidente da Assembleia, deputado Amélio Cayres (Republicanos), foi duro com a fala do prefeito Wagner num vídeo de reunião do PSD, em que o gestor araguainense afirmou não ter medo de ninguém, nem do governador, diante da informação de que Wanderlei vai alugar uma casa em Araguaína. Amélio disse que o governador não vai se mudar para Araguaína, mas que “ele já está aqui [em Araguaína]”, “com as obras que trouxe, como o Hospital Regional e infraestrutura”. “Ele não vai vir para cá, ele já está presente, não só durante campanha [eleitoral], mas durante todo o mandato”, afirmou o parlamentar, conforme relato de participantes da reunião.
DESENCONTROS SUPERADOS
Mas, pela publicação de Wagner nas redes sociais, os desencontros entre ele e Wanderlei já estão superados. O prefeito publicou uma afetuosa foto dos dois e escreveu que “Araguaína sabe reconhecer os serviços do governador na cidade”. “A cidade que tanto contribui com o Estado merece um tratamento diferenciado. E é só isso que pedimos. O Tocantins precisa de Araguaína e Araguaína precisa do Tocantins. Obrigado pela visita, governador!!! Venha sempre”, afirmou o prefeito, marcando o governador na postagem.
SE VIRAR PRECEDENTE…
Deputados negam qualquer acordo estranho para manter o nome do pai do ex-governador Mauro Carlesse, senhor Ivo Carlesse, Hospital Geral de Gurupi (HGG). O que se defende é que não se pode ficar alterando nome ao sabor do momento político, defendeu um parlamentar, para não abrir precedente e coisa se generalizar.
COBRADO INCANSAVELMENTE
Contudo, Gutierres Torquato (PDT), que se colocou contra a manutenção do nome, gravou vídeo após a sessão dessa terça-feira, 23, e avisou que vai continuar lutando para a alteração, com a adoção do nome do médico João Neves de Paula Teixeira, como propôs o deputado Júnior Geo (PSDB). Em seu discurso em plenário, Gutierres disse que é cobrado “incansavelmente” para que se tire o nome de pai de Carlesse do hospital “o mais breve possível”. “A revolta do povo gurupiense é tremenda [pelo nome Ivo Carlesse ao hospital], e eu também me incluo como povo gurupiense”, afirmou. Para ele, esse nome “desrespeita a saúde do povo de Gurupi”.
PRÉ-CANDIDATO EM BOM JESUS DO TO
O médico veterinário Wilton Galindo (PT) — na foto, com a criança no colo — é pré -candidato à Prefeitura de Bom Jesus do Tocantins. O nome dele foi escolhido pela federação que conta com PT, PV e PCdoB na quinta-feira, 18, no Clube da Poliana. “É preciso mudar a maneira de fazer gestão em Bom Jesus e é a união entre política e técnica, que vai possibilitar a grande transformação que nosso município precisa e merece”, destacou o pré-candidato. Ele disse que o grupo está aberto para diálogo com os demais partidos. “Nosso município clama por uma gestão comprometida com o desenvolvimento inclusivo e incluir significa dialogar e trazer mais força para este projeto, que vai mudar de uma vez por todas a vida do povo de Bom Jesus”, salientou.
DE VOLTA À POLÍTICA
Em Divinópolis, o Progressista lançou no sábado, 20, a pré-candidatura do ex-prefeito Hélio Silvestre. Ele governou a cidade ainda na década de 1990 e agora tentará novamente voltar ao comando do município, informa o site Araguaína Notícias. Pelas redes sociais, Silvestre defendeu que é hora de lutar “para restabelecer a nossa amada Divinópolis”. “Hoje demos um grande passo rumo a este propósito. Que Deus nos abençoe!”, postou o ex-gestor.
MDB PODE INDICAR VICE DO PREFEITO FLÁVIO
Na Câmara da cidade, o MDB, que tinha apenas dois parlamentares, saiu da janela partidária com cinco vereadores. Professor Ozias, que presidente da Casa; Igor Baracho, André Bandeira, Luiz Marinho e Laura Curica. É o maior número de representantes por partido no Legislativo local. Com isso, lembra o Araguaína Notícias, que cobre a política da região, aumentaram as possibilidades de o MDB indicar o vice na chapa de reeleição do prefeito Flávio Rodrigues Silva (UB). Ainda mais com o forte apoio do deputado federal Alexandre Guimarães, o próximo presidente regional do MDB. Alexandre se reuniu com o partido na cidade no início do mês.