OS QUE DESCEM
São quatro os municípios do Tocantins que estão entre aqueles preocupados com uma possível queda de receita em decorrência da divulgação da prévia do Censo 2022. Isso porque as estimativas indicam uma diminuição populacional, o que afetaria a distribuição dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). No Estado, confirmada a redução de seus habitantes, Babaçulândia, Campos Lindos, Esperantina e Peixe veriam seus coeficientes de FPM cair de 0,8 para 0,6.
TENTAM REVERTER
Assim, essas prefeituras estão em campo em busca de moradores que não responderam ao censo, numa tentativa de reverter o quadro antes do encerramento da pesquisa. A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) também acompanha de perto o desenrolar do censo, muito preocupada com essa situação, que pode tirar muito dinheiro das gestões.
OS QUE SOBEM
Por outro lado, há também os municípios que vão ter elevação de receita, porque o censo constatou que houve um aumento da população local. Ananás, Axixá, Filadélfia e Sítio Novo saltarão de 0.6 para 0.8; São Miguel, de 0.8 para 1.0; Tocantinópolis, de 1.2 para 1.4; e Porto Nacional, de 2.2 para 2.4.
COMPOSIÇÃO DO FPM
O FPM é composto por parte da arrecadação da União com o Imposto de Renda (IR) e com o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Para a sua distribuição, cabe ao IBGE encaminhar os dados populacionais ao TCU, que, por sua vez, fixa o coeficiente de cada município, aplicando a metodologia definida em lei, que também leva em conta a renda per capita.
MUITO ACIMA DO BOLSONARISMO
Os elogios eloquentes do líder do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), confirmam que o senador Eduardo Gomes (PL), que ocupava a mesma função, mas na gestão de Jair Bolsonaro (PL), conseguiu se colocar muito acima do bolsonarismo e de suas loucuras inconsequentes. É resultado de o senador tocantinense ter se preocupado em fazer a defesa do que julgava importante para o País e não se deixar levar pelas macaquices ideológicas para animar torcida de doidos. Por isso que, se quiser, Gomes também terá espaço privilegiado no governo Lula, o que é muito bom para o Tocantins.
TEM AFINIDADE
A deputada estadual eleita Janad Valcari (PL) disse à coluna que, apesar de ser do partido do ex-candidato a governador Ronaldo Dimas, tem afinidade com o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos). Janad lembrou que Wanderlei a apoiou em sua campanha para presidente da Câmara de Palmas. “Por isto, sou grata. Estarei exercendo o meu papel para contribuir com o crescimento do nosso Estado”, afirmou, meio pela tangente, sobre sua relação com o Palácio a partir de fevereiro, quando começa a nova legislatura.
AS RUAS VÃO DIRECIONAR
Já sobre uma possível disputa para prefeita de Palmas, Janad esquiva-se em se pronunciar sobre o projeto ao dizer que o PL, presidido por Gomes, ainda não se sentou para discutir 2024. “Acabei de sair de uma campanha muito difícil e ainda nem tomei posse. Mas o correto é aguardar o que as ruas vão direcionar”, propôs.
O BOLSONARISTA GUIMARÃES COM PETISTAS
Os três deputados federais eleitos pelo Republicanos se encontraram na quarta-feira, 4, com o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT-SP), e com o futuro líder do governo Lula (PT) na Câmara, José Guimarães (PT-CE). Dos três parlamentares tocantinenses da sigla, o maior bolsonarista deles é Alexandre Guimarães, que se empenhou com todas forças para tentar reeleger o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Antônio Andrade foi bem mais discreto no segundo turno e Ricardo Ayres é oriundo da esquerda. Inclusive, seu partido anterior era o PSB, do vice-presidente Geraldo Alckmin.
O MEDIADOR
Quem mediou o encontro com os líderes petistas nacionais foi o presidente do PT do Tocantins, o deputado estadual José Roberto. Ele já vinha conversando há alguns dias com os três parlamentares e com outros representantes da bancada do Estado para fazer a aproximação deles com o governo Lula.
CADEIRAS ADAPTADAS EM ESCOLAS
O deputado estadual Jorge Frederico (Republicanos) comemorou a sanção do governador Wanderlei na quarta-feira, 4, à lei de sua autoria que obriga todas as instituições de ensino, sejam públicas ou privadas, a disponibilizarem cadeiras adaptadas para os alunos com deficiência.
O QUE MAIS AGRADOU WANDERLEI
Talvez a posse de ministro que mais agradou o governador Wanderlei Barbosa foi o da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. Além de a pasta ser estratégica para o Tocantins, ela será comandada pelo ex-governador do Amapá, de quem Wanderlei é muito amigo.
MESA DE ARAGUAÍNA E IMPRENSA
O presidente da Câmara de Araguaína, vereador Marcos Duarte (SD), e seus colegas de mesa diretora receberam na manhã desta sexta-feira, 6, os profissionais da imprensa para um café da manhã. Segundo Duarte, o objetivo foi estreitar as relações e estar mais perto da população por meio dos comunicadores.
CAMPEÕES DE RECLAMAÇÃO
O Procon Municipal de Palmas divulgou o balanço de seus atendimentos em 2022 e o campeão de reclamação, como quase sempre, foi o setor de telefonia, com 540 registros. No total, o órgão disse ter feito no ano passado 1.802 atendimentos nas suas duas unidades na Capital. Em segundo lugar, as financeiras e os bancos, com 500 registros. Em terceiro, os serviços essenciais: 354 reclamações relacionadas à concessionária de água, a BRK; e 123 sobre a rede de energia, a Energisa.