UVET RACHADA
Está configurado o racha da União dos Vereadores do Tocantins (Uvet), como a coluna antecipou na sexta-feira, 14. Toda a chapa de oposição do presidente da Câmara de Araguatins, Miguel do Cajueiro (UB), retirou sua candidatura para a eleição do dia 5 de maio. Caujeiro disse à coluna que mais de 50 presidentes de Câmaras se reuniram na manhã desta segunda-feira, 17, num hotel de Palmas, e recriaram a UVT, que tem o mesmo significado: União dos Vereadores do Tocantins.
MOVIMENTO CONTRÁRIO
Como a coluna contou na sexta, a UVT foi abandonada numa disputa interna por volta de 2010, num racha que também envolvia a candidatura de um vereador araguainense, Gideon Soares (SD). Assim, houve uma debandada na época e a criação da atual Uvet. Agora, com o novo racha, fez-se o movimento contrário.
NÃO CONCORDAM COM CONDUÇÃO
Os descontentes não concordam com a forma como o presidente da Uvet, Terciliano Gomes (PSD), vinha conduzindo a eleição. A reclamação passa pela demora na publicação do edital, na filiação de câmaras adversárias e até na prorrogação do mandato dele, vencido no final de março. “As canetadas e falta de transparência e de lisura”, afirmou Caujeiro à coluna, sobre os motivos dessa nova debandada.
VEREADORES COM ENOQUE
Antes da divulgação dessa decisão dos oposicionistas, quase todos os vereadores de Araguaína declararam apoio à candidatura de seu colega Enoque Neto (Republicanos) para a presidência da Uvet. Eles chegaram a gravar um vídeo com o colega, que tenta substituir outro vereador araguainense que comanda a entidade, Terciliano Gomes.
DOIS COM CAJUEIRO
Contudo, dois parlamentares da Casa tinham decidido ficar com a candidatura do presidente da Câmara de Araguatins, Miguel do Cajueiro: Thiago Costa (PSDB) e Edimar Leandro (MDB). Os dois são ligados ao deputado federal Alexandre Guimarães (Republicanos), que também apoia Cajueiro.
SÓ EM 27 DE MARÇO
O presidente da Uvet, Terciliano Gomes, disse que não são verdades as informações repassadas à coluna pelo presidente da Câmara de São Bento do Tocantins, Adelsim do Povo (SD), de que pediu a filiação à entidade em 19 de março, mas só semana passada recebeu resposta. Adelsim ainda disse que uma mudança recente no estatuto passou a exigir três meses de filiação para ter direito a voto. Segundo Terciliano, o presidente da Câmara solicitou a filiação em 27 de março por e-mail, logo em seguida foi enviado o termo filiação, que Adelsin nunca teria devolvido assinado.
MENTIRA
O vereador araguainense disse que “é mentira”, “é falta de conhecimento”, que o estatuto da Uvet foi alterado para exigir três meses de filiação para a Câmara ter direito a voto. “O pessoal do Cajueiro quer tumultuar o processo porque sabe que vai perder a eleição para o Enoque Neto. Uma vez que vão perder a eleição, querem até criar uma outra agremiação, porque não compreendem que a maioria esmagadora dos vereadores do Tocantins quer votar no Enoque Neto. Não querem aceitar a derrota para o Enoque Neto”, disse Terciliano.
INDICAÇÃO REJEITADA
O advogado tocantinense Edy César dos Passos Júnior foi o escolhido para comandar a Superintendência do Patrimônio da União (SPU) no Estado depois de a indicação do deputado federal Alexandre Guimarães, ter sido rejeitada pela Casa Civil do Palácio do Planalto. Guimarães indicou o empresário Max Fleury, o Max do Baroli, indicação que já havia sido recusada pelo governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) para presidir a Agência de Regulação e Fiscalização do Tocantins (ATR). O que pesa é o episódio da passagem de Max pelo PreviPalmas.
GRAÇAS AO GT
A nomeação de Edy se deve ao fato de ele ter participado da equipe de transição do presidente Lula, quando apresentou um relatório sobre o patrimônio da União no Tocantins. Todos do grupo de trabalho do qual ele participava foram para o governo.
CASO MOISÉS DA SERCON
O servidor Fidel Costa vai ser recebido em audiência, em Brasília, nesta terça-feira, 18, às 15h30, pelo secretário de Acesso à Justiça, do Ministério da Justiça, Marivaldo Pereira, para falar sobre a falta de resultados na Polícia do Tocantins sobre o assassinato de seu irmão e prefeito de Miracema, Moisés Costa, o Moisés da Sercon, em agosto de 2018. Segundo Fidel, ele e seu advogado serão recebidos pela mesma equipe responsável pelo caso do assassinato da vereadora carioca Marielle Franco, ocorrido também em 2018. Além de Pereira, participarão da audiência o diretor de Promoção de Acesso à Justiça, Jonata Galvão; o policial penal federal Danilo Santiago Barbosa Silva, Danilo Santiago Barbosa Silva e Idelfonso Costa Silva.
VAI PEDIR FEDERALIZAÇÃO
Fidel disse que vai pedir também a federalização do caso do assassinato de Moisés, a exemplo do que ocorreu com as investigações sobre a morte de Marielle Franco.
TROCA DE TAPAS EM COLINAS
O clima na política em Colinas segue muito tenso, como a coluna já havia registrad, com muitos bate-bocas e até ameaças. No final de semana, a coisa foi para a chamada vias de fato. O vereador Romerito Guimarães, expulso recentemente do PT, acabou trocando tapas após levar um bofetão de homem numa loja de conveniência. Os vídeos que circulam pelas redes sociais mostram claramente que o vereador foi provocado pelo cidadão.
Assista os dois vídeos:
Parte 1
Parte 2
MARCELO PASSA POR CIRURGIA
O ex-governador Marcelo Miranda (MDB) fez cirurgia de próstata no sábado, 15. Já nesse domingo, 16, ele recebeu alta e disse à coluna que a intervenção foi um sucesso. Nas redes sociais, a ex-deputada federal Dulce Miranda (MDB) contou que, desde junho do ano passado, Marcelo não vinha se sentido bem e iniciou um check-up minucioso. Em agosto, o ex-governador reclamava de muitas dores e cansaço. Desde outubro, ele passou a ser assistido por uma equipe médica.
DAMASO PODE DISPUTAR PARAÍSO
O ex-deputado federal Osires Damaso (PSC) disse à coluna que ainda não tem nenhuma decisão sobre sua participação nas eleições municipais do ano que vem. Mas revelou que vem sendo motivado por alguns líderes a disputar a Prefeitura de Paraíso.
VAI TER NOME DO GRUPO
O empresário Israel Siqueira, pai do prefeito de Ipueiras, Caio Augusto (UB), reuniu seu grupo político semana passada, em Palmas, para comunicar que terá candidato a sucessão de seu filho, que, por já ter sido reeleito, não poderá tentar novo mandato.
OTONIEL E NETO INTERESSADOS
Dois políticos de Porto Nacional estariam de olho na Prefeitura de Ipueiras, o ex-vereador Neto Aires, filho do ex-senador Vicentinho Alves e irmão do deputado federal Vicentinho Junior; e o ex-prefeito Otoniel Andrade, cuja irmã, Terezinha Poincaré Andrade Costa, já governou a cidade.
DIZ QUE ESTÁ ELEGÍVEL
Em Xambioá, o ex-prefeito Júnior Leite (MDB) trabalha para tentar voltar ao comando da cidade no ano que vem. Júnior abriu mão de sua candidatura em 2020, após a 2ª Câmara do Tribunal de Justiça do Tocantins manter uma condenação dele por improbidade administrativa, o que gera inelegibilidade. Na época, o ex-prefeito colocou um sobrinho, o advogado Igor Leite (MDB), que terminou em segundo lugar. Júnior Leite tem garantido que está elegível e poderá concorrer em 2024.
O VICE
Reeleita em 2020, a prefeita Patrícia Avelin (UB) não poderá concorrer no ano que vem a novo mandato. Em Xambioá, o que se diz é que seu candidato na disputa poderá ser o do atual vice-prefeito, Raimundo Fidelis (Podemos).
CAPITAL ECONÔMICA DO MATOPIBA
Ao cumprimentar a Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara) pelo empenho e mais um sucesso da 7ª Exposição do Polo Comercial e Industrial (Epoca), realizada semana passada, o prefeito Wagner Rodrigues (SD) disse que, enquanto a entidade empresarial e a população fazem de Araguaína a capital econômica do estado, sua gestão trabalha para que a cidade seja “também a capital econômica de todo o Matopiba [a região formada por Maranhão, Tocantins, Piauí e Pará]”.