QUANDO WANDERLEI VAI SE POSICIONAR
A aliados muito próximos, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) tem dito que só vai se posicionar sobre as eleições de Palmas próximo à convenção, em julho. Nem a familiares e assessores mais ligados a ele, o governador tem revelado o que pensa sobre o assunto. E, com a popularidade em alta, como mostram as pesquisas, a pressão é grande pelo apoio de Wanderlei. Essa fila conta com os pré-candidatos Janad Valcari (PL), Ricardo Ayres (Republicanos), Júnior Geo (Podemos), Vanda Monteiro (UB) e Cleiton Cardoso (Republicanos).
NÃO GOSTOU, MAS NÃO IMPEDE
Sobre Geo, o que importantes palacianos dizem é que Wanderlei não gostou da posição dele contra matérias importantes para o governo, como a Reforma da Previdência e o Fundo do Transporte, o FET. Contudo, avaliam, isso não é decisivo para impedir que o governador possa até vir a apoiá-lo.
17 MOTIVOS PARA FICAR COM JANAD
No entanto, avisam, outro fator pesa muito mais contra a aliança de Wanderlei com Geo: os 17 deputados estaduais que estariam na pré-campanha de Janad Valcari. Eles fazem toda a diferença para o governador, que sem esses parlamentares teria muita dificuldade para administrar o Estado.
SEM CONCORDÂNCIA
Houve quem dissesse que Wanderlei teria dado a aval para os parlamentares pré-candidatos que votaram contra essas matérias importantes para o governo. Palacianos importantes garantem que ninguém teve essa liberação. Na época, o deputado Léo Barbosa (Republicanos) também disse à coluna que não ocorreu essa concordância do governador com os “do contra”.
EXPLICAÇÃO PRAGMÁTICA
O que se diz nos bastidores é que a grande torcida dos deputados estaduais por Janad tem também uma explicação pragmática: eleita prefeita, ela deixa um vácuo de 31.587 votos que conquistou nas eleições de 2022 e que fizeram dela a segunda deputada mais votada da Casa.
PAÇO OU PALÁCIO
Entre Janad e Geo, a escolha do governador também passa pela aliança eleitoral entre Paço e Palácio. Se ficar com Geo, Wanderlei poderá ter a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) no mesmo palanque; se a opção for Janad, sem chance dessa composição entre Estado e prefeitura, uma vez que Cinthia e Janad são inimigas.
SINAL DE INSATISFAÇÃO
Por falar nessa inimizade, o anúncio do apoio da ex-secretária de Desenvolvimento Social da gestão da prefeita Cinthia à pré-candidatura de Janad foi recebida nos bastidores como um sinal da insatisfação de Adriana Aguiar com a forma como deixou o cargo no início do mês. Poucos dias depois de sua exoneração, Adriana já declarou apoio à inimiga figadal de Cinthia.
SEM CHANCE
Dizem que a ex-prefeita de Guaraí Lires Ferneda (PSD) também trabalha com a possibilidade de ter o apoio do governador Wanderlei, caso se consolide sua pré-candidatura em Guaraí. Contudo, palacianos não veem muita chance disso prosperar, considerando que Lires foi a candidata a vice-governadora de Irajá (PSD) em 2022.
JÁ TEM PROBLEMA SUFICIENTE
Além disso, como a coluna já adiantou, em Guaraí já existe problema suficiente para o Palácio: a prefeita Fátima Coelho (UB) é aliada governista e o pré-candidato da oposição, Saboinha Júnior, que acabou de trocar o Solidariedade pelo Republicanos a convite de Wanderlei, é secretário da gestão estadual.
SEM A CÚPULA
O deputado federal, presidente metropolitano do Republicanos e pré-candidato a prefeito de Palmas Ricardo Ayres fez uma grande festa de aniversário para comemorar seus 45 anos nessa quarta-feira, 17. A prefeita Cinthia estava por lá, bem como os secretários estaduais da Cultura, Tião Pinheiro, e dos Povos Originários e Tradicionais, Narubia Werreria. Mas da alta cúpula do Palácio nenhum compareceu.
MAIS DE 20 PREFEITOS
Porém, mais de 20 prefeitos de todo o Tocantins prestigiaram a festa de Ricardo Ayres.
APROVAÇÃO QUESTIONADA EM PARANÃ
Em Paranã, os vereadores de oposição vão se reunir com o Ministério Público Estadual para analisar o projeto de lei aprovado pela Câmara nesta quinta-feira, 18, e que autoriza o prefeito Fabio da Farmácia (PTB) a contratar 307 servidores por 12 meses. Eles questionam o fato de a matéria ter sido enviada no período de recesso para ser avaliada em sessão extraordinária e, sobretudo, a aprovação por maioria simples, com os cinco votos da base, quando entendem que exigiria quórum qualificado, ou seja, dois terços do plenário. A oposição disse que avisou ao presidente da Câmara, Adjailton Alves de Oliveira, o Carioca (Republicanos), mas contou ter sido solenemente ignorada.
NÃO É LEI COMPLEMENTAR
Carioca, por sua vez, disse à coluna que não era necessário quórum qualificado, porque não se trata de lei complementar. “O Regimento Interno e a Lei Orgânica, que foram alterados em 2022, na gestão sob o comando do então presidente Vereador Adeliar [Teles de Farias], o Bilisco, da oposição, classifica o projeto de contratação temporária como lei ordinária, motivo pelo qual pode ser aprovado por maioria simples”, defendeu Carioca. Assim, afirmou o presidente, o projeto foi posto em votação na sessão desta quinta, que disse ter contado com a presença da maioria absoluta dos vereadores, e foi aprovado por unanimidade dos presentes.
LUTO
Faleceu nesta quinta-feira, 18, José Severiano Vale de Aguiar, filho do conselheiro do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE) Severiano José Costandrade de Aguiar. Filho mais velho, José Severiano tinha 30 anos. Nossos sentimentos e orações ao conselheiro Severiano e família.