FICA EM ARAGUAÍNA
O vereador e atual presidente da Câmara de Araguaína, Marcos Duarte (SD), comunicou na manhã desta terça-feira, 2, que não assumiria a vaga do deputado estadual Vilmar de Oliveira (SD), caso ele viesse se afastar para licença médica na Assembleia. Marcos é o primeiro suplente de Vilmar, mas avisou que sua intenção neste ano é dedicar-se integralmente à cidade de Araguaína e à presidência do Legislativo. Entre as metas, iniciar as obras de construção do novo prédio da Câmara. Semana passa, o parlamentar havia se motrado bem animado para ficar com a vaga do presidente de seu partido na Aleto.
PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO
Nos bastidores, especula-se que o vereador poderá lançar sua pré-candidatura a prefeito de Araguaína. Atualmente, ele é o primeiro na linha de sucessão da prefeitura, já que o cargo de vice-prefeito está vago, por conta da eleição de Marcus Marcelo (PL) para deputado estadual em outubro.
O NOME DELE É PRONTO
O segundo suplente Ivanilson Marinho (SD), vereador de Gurupi, avisou que está pronto para assumir a vaga de Vilmar. Diferente do que havia dito à coluna há cerca de duas semanas, quando se mostrou disposto a ceder a oportunidade para o terceiro suplente e ex-vereador de Guaraí Saboinha Júnior (SD). Dessa vez Ivanilson disse que “da mesma forma que é uma honra para ele ser vereador de Gurupi” também será como deputado estadual.
A MÃO DO PASTOR AMARILDO
Conforme a coluna apurou no final da semana passada, já havia um acordo entre os três suplentes de que a oportunidade seria de Saboinha. Contudo, tudo foi por terra quando o ex-deputado federal pastor Amarildo Martins, líder maior da igreja Assembleia de Deus, entrou no circuito e disse que seria importante que uma de suas ovelhas – Marcos ou Ivanilson – assumisse a vaga. Então, o acordo foi para o espaço.
VILMAR FICA
De toda forma, nem um nem outro vai assumir. Pelo menos agora. Essas novas posições deles sobre o tema só chegaram depois que Vilmar confirmou o que havia sugerido à coluna na semana passada: vai adiar o tratamento médico que precisa fazer em São Paulo para o segundo semestre. O deputado explicou que estava encontrando dificuldade de conseguir agenda com os especialistas paulistanos. Assim, preferiu adiar sua licença neste momento.
ROMARIA PRÓ-GOMES
Os políticos do Estado fizeram uma imensa romaria a Palmas na sexta-feira, 29, para cumprimentar o aniversariante do dia, o senador Eduardo Gomes (PL). Além da homenagem de prefeitos, deputados e vereadores na manhã daquele dia na residência de Janad Valcari (PL), Gomes recebeu mais tarde em sua casa outra multidão de líderes. Destaque para a presença dos 19 vereadores da Capital, entre o encontro na casa de Janad e depois, além, claro, de dezenas de prefeitos.
1º REENCONTRO PÚBLICO
Entre as visitas marcantes, a da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), no que é o primeiro encontro público com Gomes desde as eleições do ano passado. O senador foi fundamental para a prefeita na reeleição dela em 2020 e dava como certo que o apoio fosse retribuído ao candidato a seu governador, Ronaldo Dimas (PL), em 2022. Porém, Cinthia preferiu trabalhar pela reeleição do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), o que levou a um afastamento com Gomes.
COM A CORDA TODA
A vereadora laudecy Coimbra (SD) reassumiu sua vaga na Câmara, que vinha sendo ocupada pela suplente Elaine Rocha Mengon (SD) no período em que a titular esteve de licença médica. Saiu uma aliada da prefeita Cinthia Ribeiro e entrou uma oposicionista com sede de ação. E Laudecy voltou com a corda toda. Em sua primeira manifestação na tribuna já mostrou a disposição ao dizer que queria “do fundo coração” estar vendo bons acontecimentos na gestão, mas disse ver que “ocorre o contrário”, citando a “cidade esburacada” e denúncias de corrupção.
A DEFESA DE FOLHA
O presidente da Câmara, José do Lago Folha Filho (PSD), saiu em defesa de Cinthia, com muita diplomacia. Elogiou o trabalhou de Laudecy como vereadora, mas garantiu que a prefeita ainda ficará na história por fazer “uma das melhores gestões” na Capital. Para Folha, todos os prefeitos enfrentam dificuldades. Laudecy, contudo, não se convenceu e avisou não conseguir “vislumbrar qualquer setor da gestão que esteja indo bem neste ano”.
JÁ FAZ HISTÓRIA
A parlamentar voltou à carga outra vez quando o colega oposicionista Rogério Freitas (PSD), rebatendo Folha, disse que Cinthia “não fará, mas já faz história” ao “conseguir destruir o transporte público” e ao defender em Brasília, num encontro de mulheres, licença para prefeitas “e exonerar [em Palmas] gestantes e servidoras em licença maternidade”. Laudecy pediu um aparte para avisar que se sentiu representada por Freitas nesta última crítica, dizendo que gestantes e outras em licença médica estão sendo exoneradas “por quem se diz defensora das mulheres, que fala muito em sororidade”, mas cujo “discurso está em total dissonância com a prática”.
PRESENTE PALMENSE
Ainda na sessão desta terça-feira, o vereador Joatan de Jesus (Cidadania), que também partiu para a oposição no ano passado, reclamou da demora dos palmenses em conseguir consulta com especialistas e para fazer exames como tomografia. Segundo ele, leva-se até seis meses. Aproveitando o mês de aniversário de Palmas, o parlamentar disse que a cidade está recebendo “de presente” o fechamento de UPAs e o sucateamento das unidades de ensino.
3º PRÉ-CANDIDATO REPUBLICANO
Outro pré-candidato com força eleitoral está colocando o nome no tabuleiro. O deputado estadual Cleiton Cardoso (Republicanos) trabalha para também construir uma forte candidatura a prefeito de Palmas. Com ele, são três os nomes do Republicanos na corrida sucessória da Capital. Além de Cardoso, estão de olho nessa vaga o deputado estadual Valdemar Júnior e o federal Ricardo Ayres.
SEM EFEITO
O governador Wanderlei tornou sem efeito na sexta-feira a nomeação de semana passada de Victor Hugo Seabra Rezende como assessor especial do vice-governador Laurez Moreira (PDT). No Palácio, a justificativa é de que Victor Hugo, filho da senadora Dorinha Seabra Rezende (UB), ainda tem compromissos de trabalho na iniciativa privada que demandaria um certo tempo para concluir e, assim, poder assumir uma outra função na esfera pública.
90 DIAS FANTÁSTICOS
Fábio Ribeiro foi exonerado a pedido na sexta-feira pela prefeita Cinthia Ribeiro do cargo de secretário executivo da Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais. À coluna, ele disse que foi por motivos pessoais. Contudo, garantiu que ter saído satisfeito. “Foram os 90 dias mais fantásticos que vivi até hoje na minha vida”, resumiu a passagem pelo cargo.
CANDIDATO BOLSONARISTA
O advogado criminalista Flásio Vieira (sem partido) é pré-candidato a prefeito de Gurupi e garante que não abre mão da disputa. Flásio é representante da direita bolsonarista e tem dito que vai se filiar a um partido desse campo político para concorrer à sucessão da prefeita Josi Nunes (UB) no ano que vem. Ele é do grupo do policial federal aposentado Farlei Meyer, que foi candidato a prefeito da cidade em 2020, quando ficou em terceiro lugar, com 5,24% dos votos.
AYRTON NO CORAÇÃO DO TOCANTINS
O ator e cineasta Vicentini Gomez e o jornalista Goianyr Barbosa estiveram no Palácio semana passada com o governador Wanderlei para prestar contas dos resultados do filme Ayrton Meninices no coração do Brasil. O filme foi rodado em Taipas, Dianópolis, Natividade, Almas, Porto Alegre do Tocantins e São Paulo. É o documentário brasileiro mais premiado em 2022 e eleito entre os dez melhores temáticos do mundo pelo Lonely Wolf International Film Festival. Eles ainda apresentaram ao governador a belíssima estatueta do festival Vegas Movie Awards, prêmio de melhor filme documentário. O Ayrton Meninices no coração do Brasil conquistou 53 prêmios: 12 de melhor documentário longa metragem; 12 de melhor direção; 3 de melhor roteiro; 7 de melhor fotografia; e 6 de melhor trilha sonora; 3 de melhor edição; 4 de melhor produção; 2 de melhor música original cantada; 2 de melhor som direto; 1 de melhor direção de arte e 1 de melhor fotografia still. O filme tem roteiro e direção de Vicentini Gomez.
AÇÕES E PROJETOS DO AMAZÔNIA +21
O presidente da Federação das Indústrias do Tocantins (Fieto) e da Ação Pré-Amazônia, Roberto Pires, realizará na sexta-feira, 5, às 8 horas, um café da manhã para apresentação das ações e projetos do Instituto Amazônia +21. O objetivo é promover negócios rentáveis, conectar grandes empresas com prendedores locais e articular projetos inovadores de alto impacto na Amazônia Legal. O evento acontecerá na sede da Fieto.