Em seu primeiro ato político após deixar o comando de Palmas, a ex-prefeita Cinthia Ribeiro, presidente regional do PDSB, baixou resolução na quinta-feira, 30, que determina que, “qualquer composição relativa aos blocos partidários em que o partido for integrante, deverá ter a aprovação da executiva estadual”. Na verdade, a decisão vale para a federação que tucanos compõem com o Cidadania. A formação dos blocos da Câmara da Capital, que apontarão para a definição das comissões permanentes da Casa, será discutida até esta quinta-feira, 6.
EXECUTIVA DEVE SER INFORMADA
De acordo com a resolução, a executiva estadual da Federação PSDB/Cidadania “deverá ser informada com antecedência necessária para deliberação a respeito de possíveis composições das comissões nas Câmaras de Vereadores dos municípios do Estado do Tocantins”.
LONGE DE ANTAGONISTAS
Além disso, o documento proíbe “a formação de composição entre a Federação PSDB/ Cidadania e qualquer partido antagônico aos seus princípios norteadores e basilares, tomando por base, principalmente, as posições partidárias das eleições de 2024”. Esse ponto, especificamente, impede, no caso de Palmas, a aproximação dos três vereadores — os dois mais bem votados, Márcio Reis e José do Lago Folha Filho, além de Waldson da Agesp — com o grupo da candidata derrotada no ano passado, a deputada estadual Janad Valcari (PL).
PRÓXIMA A EDUARDO
Outra conclusão possível é que Cinthia, apesar das críticas que vem recebendo aqui e ali, pretende caminhar próxima do prefeito Eduardo Siqueira Campos (Podemos).
FOCANDO 2026
Ainda fica claro que a ex-prefeita está no jogo político estadual, com certeza, mirando com muito foco as eleições estaduais de 2026.