Alguns computadores da Câmara de Palmas foram alvos de hackers e estavam minerando a moeda digital Bitcoin. Ao CT, a diretoria de comunicação da Casa de Leis esclareceu que um Boletim de Ocorrência já foi registrado na Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC) e que o sistema interno já voltou a ser usado por servidores e vereadores. O episódio não atrapalhou o andamento dos trabalhos do legislativo, garante a assessoria.
A Câmara de Palmas afirma que 80% a 90% dos arquivos serão recuperados por backup e algumas informações perdidas serão criptografadas. A Casa de Leis ainda esclarece que o foi efetivamente perdido foram apenas alguns arquivos de textos e fotos. O próprio site do legislativo e os sistemas de gestão de pessoas, de folha de pagamento e de finanças de modo geral não foram prejudicados pelos hackers.
O que é
Bitcoin é uma moeda digital produzida de forma descentralizada por milhares de computadores, constituindo um sistema econômico alternativo. Conforme lista de bolsas de valores utilizada pelo Google, atualmente uma unidade da criptomoeda equivale a R$ 21.877,66.