A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec/TO) completa 25 anos de criação neste domingo, 10 de dezembro. Com uma história de avanços e conquistas na defesa agropecuária animal e vegetal, a Agência vem contribuindo para o crescimento econômico, tornando o Estado competitivo na produção e na comercialização dos seus produtos; e para o desenvolvimento sustentável do agronegócio, melhorando a qualidade de vida da sociedade tocantinense.
Com estrutura nos 139 municípios tocantinenses e, aproximadamente, 1.500 servidores, que atuam nos mais diversos segmentos da defesa animal, vegetal e administrativa, a Adapec teve autorização do governador Wanderlei Barbosa para montar a comissão de concurso público para o quadro próprio e estudar a viabilidade da construção da nova sede administrativa. Em conjunto com a valorização profissional e a melhoria no atendimento aos produtores rurais, foram reformadas 27 unidades de atendimento com investimentos de mais de R$ 3,6 milhões, com o apoio do Fundo Privado de Defesa Agropecuária (Fundeagro), em 2023.
O trabalho do órgão abrange mais de 11,2 milhões de bovinos, mais de 1,2 milhão de hectares de soja, além de 43 agroindústrias cadastradas, que são responsáveis pela movimentação financeira anual de R$ 1,3 bilhão. O Estado é livre de diversas doenças como a aftosa e mantém o controle de pragas e outras enfermidades. “Tenho a honra de poder presidir a Adapec e compreender a grandeza e a importância deste órgão para a economia do Tocantins. Por isso, quero parabenizar a todos os servidores que se dedicam à defesa agropecuária e ajudam no crescimento econômico do nosso Estado”, exalta o presidente da Adapec, Paulo Lima.
O inspetor de defesa agropecuária que está na Adapec desde a sua criação, Francisco Ramos, relata que o setor agropecuário sempre foi forte no Tocantins e que, por isso, houve a necessidade da criação da Agência. “A partir da criação da Adapec, demos um salto grande na defesa agropecuária e, consequentemente, no agronegócio com investimentos feitos com segurança e garantias de que produzimos com qualidade”, destaca Francisco Ramos.
Nos últimos anos, a Agência tem investido em tecnologia e qualificação dos seus servidores para agilizar cada vez o atendimento aos produtores rurais e acompanhar a evolução tecnológica que chegou ao campo. Saindo, por exemplo, dos blocos de Guia de Trânsito Animal (GTA) e de Permissão de Trânsito Vegetal manuais para o Produtor On-line que permite, ao produtor, emitir sua própria guia de onde ele estiver. Além disso, vem investindo em aquisição de equipamentos e frota de veículos, o que dá respostas imediatas às demandas de sanidade e inspeção animal e vegetal.
“Temos orgulho de estarmos habilitados a vender carne para mais de 130 países e do conjunto de empresas cadastradas na Adapec, comercializando seus produtos aqui no Tocantins e no Brasil, recebendo um selo de qualidade atestado por nós e gerando emprego e renda”, afirma o diretor de Defesa, Inspeção e Sanidade Animal, Márcio Rezende.
Defesa agropecuária animal
O sistema de defesa animal está fortalecido com a estruturação dos programas sanitários que atuam diariamente no controle e na prevenção de doenças que afetam os rebanhos de bovinos, equinos, ovinos e caprinos, suínos, peixes e no plantel de aves.
A suspensão da vacinação contra a febre aftosa foi um avanço na busca da abertura de novos mercados e exige da Adapec um compromisso na manutenção da vigilância do rebanho tocantinense. Este é um dos novos desafios que a Agência terá daqui para frente.
Defesa agropecuária vegetal
O Tocantins é um dos grandes produtores de grãos do Brasil. A produção de soja, por exemplo, que em 1998, era de 56 mil hectares plantadas, chega atualmente a 1,2 milhão de hectares. Nestes 25 anos, a Adapec tem feito de maneira assertiva o controle de pragas nas lavouras de soja, como a ferrugem asiática, garantindo que o Estado produza com segurança e sem prejuízos aos sojicultores. E, com referência em monitoramento, vem garantindo também o plantio de soja nas várzeas tropicais.
Outros programas sanitários na área vegetal ajudam o Tocantins a ser destaque no agronegócio. “Além da produção de soja, temos outras culturas como o algodão e a fruticultura que já despontam no Estado, sendo que a Adapec mantém o controle de pragas por meio de monitoramento e de medidas legislativas para que o patrimônio fitossanitário do Tocantins mantenha-se preservado”, informa o diretor de Defesa, Inspeção e Sanidade Vegetal, Alex Sandro Arruda Farias. A Adapec realiza a Certificação Fitossanitária nos polos de fruticultura e fiscaliza o trânsito de vegetais e o comércio, armazenamento e uso de agrotóxicos. (Da assessoria de imprensa)