Os canais digitais de atendimento ao público da Secretaria da Fazenda, Ciência, Tecnologia e Inovação de Araguaína estão cada vez mais acessíveis e amplamente utilizados pela população. Desde o dia 1º de janeiro de 2021, quando o serviço começou, o Whatsapp oficial da secretaria já realizou cerca de 75 mil atendimentos. O número para o acesso aos serviços da secretaria é o (63) 99935-7789
Além do volume expressivo, que significa mais conforto e menos deslocamentos dos contribuintes para resolver suas demandas, os atendimentos também foram bem avaliados pelos usuários. Aproximadamente 11,2 mil pessoas que foram atendidas presencialmente ou online, cerca de 15% do total, percentual significativo e maior do que a média das pesquisas por amostragem, avaliaram os atendimentos com uma média de 4,1 pontos em uma escala de 0 a 5.
“A avaliação positiva da nossa população nos traz muita alegria. Foram milhares de cidadãos analisando nossos serviços com total liberdade e independência e, de maneira geral, conseguimos uma pontuação muito boa. Nós fizemos uma transformação digital na cidade muito grande, melhorando todos os atendimentos online, mas ao mesmo tempo seguimos com a atenção devida no balcão”, ressalta o secretário Fabiano Souza.
O secretário reforça, ainda, que os pontos com necessidade de aperfeiçoamento indicados pelos usuários durante as avaliações serão vistos com muita atenção. “Nosso objetivo é sempre facilitar a vida do cidadão, qualificando os serviços e fazendo do Poder Público um parceiro da população”, ponderou.
Tempo de atendimento
Sobre o tempo médio de atendimento, no WhatsApp varia entre 32 minutos e 1 hora e quatro minutos, dependendo da demanda. A exceção fica com a Fiscalização de Tributos, que requer uma busca de documentos e, por isso, pode demorar até 24 horas. Já o atendimento presencial tem um tempo médio variando de 33 minutos a 45 minutos.
No atendimento via Whatsapp, o cidadão tem acesso aos serviços de atendimento para alvarás, ISSQN (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza), nota fiscal, MEI (Microempreendedor Individual) e tributos no geral.
Serviços avaliados
Por WhatsApp, foram analisados os seguintes itens: Fiscalização de Tributos (com avaliação 4,1), Crédito Educativo (4,8), Atendimento IPTU (4,5), Alvará e Inscrição Municipal (4,5), Coordenação de Tributos (3,5) e Sala do Empreendedor (4,5). Já no atendimento presencial, os itens avaliados pela população foram Crédito Educativo (4,6), Atendimento Geral (4,3) e Sala do Empreendedor (4,7). (Da assessoria de imprensa)