O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, realizou nesta segunda-feira, 13, a abertura do cronograma de atividades da 22ª Semana Nacional dos Museus no Tocantins, que segue até o sábado, 18. O evento, que ocorreu no Palacinho, em Palmas, contou com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o Estado e a Associação Amigos do Museu Palacinho (Amigos do Palacinho). O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), também estará presente na programação, com ações na Casa da Memória, em Lajeado.
O Museu Histórico do Tocantins, mais conhecido como Palacinho, foi a primeira sede do Poder Executivo do Governo do Tocantins, sendo o primeiro edifício construído em Palmas. A assinatura do Termo de Cooperação se fez necessária em função da recriação da Secult, em março de 2023, uma vez que o mesmo era firmado com a extinta Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc). Agora, o documento é firmado entre a Secult e a Associação Amigos do Museu Palacinho – Instituto Palacinho.
“Hoje [segunda-feira, 13], assinamos um importante compromisso do Estado com a preservação da nossa história. Não vamos nunca deixar de nos comprometer com a história do Tocantins e de todos aqueles que ajudaram a construí-la”, destacou o governador Wanderlei Barbosa, ao reforçar a importância do Palacinho para o Tocantins.
Semana Nacional de Museus no Tocantins
Seguindo a temática nacional Museus, Educação e Pesquisa, a 22ª Semana Nacional é mobilizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). No Tocantins, as atividades serão realizadas na Casa de Memória de Lajeado e no Museu Palacinho. “Serão palestras, oficinas, roda de conversa, entre outras atividades”, ressaltou o secretário de Estado da Cultura, Tião Pinheiro, ao convidar a população para que participe do evento.
O idealizador da Associação Amigos do Museu Palacinho e conselheiro decano do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), José Wagner Praxedes, comemorou o evento e a assinatura do termo. “O museu do Palacinho é o mais importante do Tocantins. Nós, do Instituto, ficamos felizes pelo compromisso do governo de seguir zelando desse espaço, que representa o início e o desenvolvimento de toda a história do Tocantins”, enfatizou o conselheiro.
Presente da solenidade, o presidente do TCE/TO, conselheiro André Matos, parabenizou o Governo do Tocantins pela preocupação com a preservação da história e cultura do Estado. “O Estado que quer futuro, preserva o passado e o nosso passado passa aqui pelo Museu Palacinho, e por todas as iniciativas desenvolvidas para que hoje tenhamos o Estado que temos”, pontuou o presidente do Tribunal.
Todo o evento é mobilizado no país pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Em 2024, a proposta do tema instituído pelo Conselho Internacional de Museus (Icom) para o Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio, apresenta uma reflexão sobre a fundamental atuação dos museus como impulsionadores de educação e pesquisa.
Programação
No Palacinho:
14 de maio | às 9 horas
Visitação mediada, com a museóloga Liliane Bispo.
15 de maio | das 14h30 às 17 horas
Oficina de pintura de painéis, com proposta de criar relações com a cultura imagética do Tocantins, ministrada pelo artista Ronan Gonçalves.
16 de maio | 8h30
Acolhimento dos povos tradicionais para visita mediada;
Às 9 horas: 1ª Palestra com a secretária de Estado dos Povos Originários e Tradicionais, Narubia Werreria.
17 de maio | 9 horas
Palestra com abordagem histórica e geopolítica do Tocantins, ministrada pelo professor Júnior Batista.
18 de maio | 9 horas
Visitação com os mediadores do Museu, aberta ao público em geral.
Reunião Virtual:
14 de maio | 15 horas
Reconexões – Plano Nacional Setorial de Museus, com Marielle Costa Gonçalves – coordenadora de Museologia Social e Educação do Instituto Brasileiro de Museus – Ibram.
Na Casa de Memória de Lajeado:
15 de Maio | 19 horas
Exposição de Artesanato com Associação das Mulheres Artesãs e Empreendedoras de Lajeado;
Exposição de Artesanato Sustentável Projeto Cidade Limpa;
Palestra: Lugar de Memória e Ação Museológica, com a coordenadora de Museologia Social e Educação do Instituto Brasileiro de Museus, Marielle Costa Gonçalves;
Roda de Conversa: Museu e Lugares de Memória do Tocantins. (Da assessoria de imprensa)