O II Encontro Nacional de Gestores de Cultura teve início nesta quarta-feira, 23, em João Pessoa (PB), reunindo secretários e dirigentes estaduais de cultura de todo o Brasil, na promoção de diálogos para o fortalecimento da gestão pública de cultura no país. Com mais de 1.700 inscritos e participantes de todos os estados brasileiros, do Distrito Federal e de cerca de 700 municípios, o evento segue até a próxima sexta-feira, 25, com uma programação robusta de diálogos, GTs temáticos, minicursos, capacitações e apresentações culturais. O Governo do Tocantins se faz presente através da Secretaria da Cultura, que participa de diversas rodas temáticas durante esses dias.
Realizado no Centro de Convenções, o evento busca fortalecer a articulação em rede, debatendo os desafios, a promoção e a preparação para um novo ciclo do pacto federativo, além de alinhar-se à implementação das novas políticas públicas culturais, como a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e a Lei Paulo Gustavo (LPG), que têm apresentado diversos desafios para gestores em todo o território nacional. Além disso, espera-se que com o evento haja um impulsionamento do Sistema Nacional de Cultura.
“Esse encontro é uma oportunidade para que o Tocantins participe de diálogos culturais que dizem respeito a todo o Brasil. Esse também é um momento para fortalecermos essa rede, que já tem demonstrado força através das reuniões do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, que é o grande responsável pelo evento, em uma parceria com o Governo da Paraíba através da Secretaria da Cultura sob o comando de Pedro Santos e com incentivadores como a Unesco, o Itaú e a OEI, unificando as vozes dos gestores culturais de todo o Brasil, já que debatemos as temáticas e tomamos decisões em conjunto, para o benefício coletivo”, explicou o secretário da Cultura Tião Pinheiro, que destaca a orientação do governador Wanderlei Barbosa de trabalhar no fomento e fortalecimento da cultura tocantinense. Além dele, também representam o Tocantins a secretária-executiva, Valéria Kurovski, a gerente de Convênios Simone Moura e a chefe da Assessoria Jurídica, Dinara Prado.
A abertura nesta quarta-feira, contou com a presença de diversos gestores das esferas federal, estadual e municipal, que também puderam apreciar apresentações culturais locais, que buscaram representar a diversidade da cultura paraibana. Durante a solenidade, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, destacou a importância da atuação do fórum, com seus 41 anos de existência, e da parceria com o Ministério da Cultura (MinC), além de reforçar o papel do setor cultural no Brasil.
“A cultura brasileira é um valor, é uma riqueza e é um tesouro inestimável. Essa diversidade vibrante é um testemunho da identidade, da história, da memória e do futuro do nosso povo. É nosso dever também, como gestores de cultura, nutrir, propagar essa riqueza, garantindo que ela floresça em todo o nosso país”, disse a ministra, que ainda reforçou o papel do setor cultural como gerador de riqueza, de empregos e de transformação.
O presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, e secretário de Cultura do Espírito Santo, Fabrício Noronha, enfatizou a importância do trabalho coletivo desempenhado pela entidade e a necessidade de se colocar a cultura em seu lugar de protagonismo. “Os marcos legais precisam sempre ser soldados, lembrados, comemorados. O marco do fomento e a lei do Sistema Nacional de Cultura. Agora, o nosso desafio é ampliar o seu alcance, trazer para prática, diversificar os mecanismos, sonhar para além dos editais de cultura”, disse. O gestor ainda destacou a dimensão prática e econômica da cultura, destacando os resultados do PIB da cultura, em pesquisa realizada pela Fundação Itaú, em 2023, que representa 3.11%. Ele ainda anunciou o lançamento da primeira publicação do fórum, o livro “Cultura: uma estratégia para o Brasil”, feito em parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), que trará novas informações e dados.
“Esse evento foi pensado para que nesses três dias a gente tenha a oportunidade, trocar experiências e refletir sobre possíveis soluções para o setor da cultura. Temos tido importantes avanços a nível municipal, estadual e federal, mas é fundamental que possamos ter a garantia de perenidade das políticas públicas. É sobre desafios como esse que esse encontro se debruça” , disse o secretário de Cultura da Paraíba, Pedro Daniel de Carli Santos.
Programação
24/04/2025
9h00 – Credenciamento
Local: Pavilhão de Congresso e Convenções
9h00 – Diálogos Necessários – Virada de Chave: Um Novo Horizonte para as Políticas Culturais e o Papel dos Entes Federativos
Local: Teatro Pedra do Reino
11h00 – Diálogos Necessários – Cultura, Economia e Sociedade: O Poder dos Dados na Formulação das Políticas Culturais
Local: Teatro Pedra do Reino
13h00 – Intervalo para o almoço
Local: Praça de Alimentação do Pavilhão de Feiras e Exposições
14h00 – Laboratórios de Gestão, Encontros Temáticos e Espaço de Articulação e Fortalecimento de Redes
Local: Auditórios – Pavilhão de Congressos e Convenções
17h00 – Apresentações Artísticas
Local: Pavilhão de Congressos e Convenções
19h00 – Lançamento de Publicações
Local: Pavilhão de Congressos e Convenções
19h00 – Intervalo para o jantar
Local: Praça de Alimentação do Pavilhão de Feiras e Exposições
20h00 – Atividade Cultural
Local: Pavilhão de Feiras e Exposições
25/04/2025
9h00 – Credenciamento
Local: Pavilhão de Congressos e Convenções
9h00 – Diálogos Necessários – Arte, Cultura e Educação: Um Diálogo para o Desenvolvimento Humano
Local: Teatro Pedra do Reino
11h00 – Diálogos Necessários – Políticas Culturais para Além do Fomento: Construindo Estratégias de Longo Prazo
Local: Teatro Pedra do Reino
13h00 – Intervalo para o almoço
Local: Praça de Alimentação do Pavilhão de Feiras e Exposições
14h00 – Laboratórios de Gestão, Encontros Temáticos e Espaços de Articulação e Fortalecimento de Redes
Local: Auditórios – Pavilhão de Congressos e Convenções
16h00 – Apresentações Artísticas
Local: Auditórios – Pavilhão de Congressos e Convenções
18h00 – Lançamento de Publicações
Local: Auditório 1 – Pavilhão de Congressos e Convenções
19h00 – Intervalo para o jantar
Local: Praça de Alimentação do Pavilhão de Feiras e Exposições
20h00 – Atividade Cultural
Local: Pavilhão de Feiras e Exposições
Fotos: Divulgação




