Na terça-feira, 14, a Policia Militar do Estado do Tocantins (PMTO), por intermédio da Diretoria de Programas Sociais (DPS), reuniu-se na Câmara de Vereadores de Palmas/TO com vários parlamentares municipais. O objetivo da visita foi o de acompanhar e discutir pautas relacionadas à segurança pública da capital.
Durante a visita, os militares ouviram e discutiram ideias relacionadas às políticas públicas de prevenção criminal na capital. Os oficiais enfatizaram a importância da atuação dos parlamentares municipais no apoio a ações concretas e na integração e cooperação entre as instituições.
Tais parcerias possuem o intuito de reduzir o índice de criminalidade e investir cada vez mais em programas e/ou projetos com foco em erradicar o fator violência na sua origem, cultivando assim uma cultura de paz social.
Os militares solicitaram aos vereadores mudanças legislativas municipais relacionadas à composição dos Conselhos Municipais, dentre eles o Conselho Municipal do Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas.
O vereador José do Lago Folha Filho, Presidente da Câmara Municipal de Palmas, e os demais vereadores presentes se colocaram à disposição para construir caminhos para implantação de projetos sociais da Polícia Militar do Tocantins.
Para o Tenente-Coronel QOPM De Souza, as ações dos parlamentares podem criar mecanismos públicos de parcerias entre a PMTO e a gestão municipal que culminarão na redução da violência criminal, gerando assim um maior sentimento de segurança entre a população palmense.
Estiveram na reunião o Major QOPM Sérgio Nunes, Coordenador Estadual dos Colégios Militares do Estado do Tocantins – CMTO, o Major QOPM Cláudio César, sub coordenador do Corpo Musical, a Major QOPM Tatiane, Coordenadora estadual das políticas de Polícia Comunitária e de Direitos Humanos – CPCDH, a Major QOPM Flávia Roberta, coordenadora Estadual da Patrulha Maria da Penha – CPMP e o Diretor de Programas Sociais da PMTO, o Tenente-Coronel QOPM João Leyde de Souza Nascimento. (Da assessoria de imprensa)