O Torneio Internacional de Beach Tennis – BT200, promovido pelo Serviço Social da Indústria na arena SESI Esporte, encerrou seus cinco dias de competição em Palmas se consolidando como a principal competição da modalidade no Tocantins. Entre os dias 18 e 22 de setembro o evento reuniu centenas de atletas, entre amadores e profissionais, sendo que 40 deles estão no top 100 do ranking mundial. A competição contou com a chancela da Federação Internacional de Tênis (ITF), Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e Federação Tocantinense de Tênis (FTTe).
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins e do Conselho do SESI Tocantins, Roberto Pires falou sobre o sucesso do torneio. “O evento atingiu seu objetivo de promover uma competição internacional de alto nível. Juntamente com parceiros e patrocinadores importantes como a Prefeitura de Palmas, o SESI ofereceu uma estrutura muito bem preparada que permitiu receber com muita qualidade quase 800 competidores, atletas brasileiros e de outros 6 países durante 5 dias. A gente fica muito feliz de promover o beach tennis, modalidade de esporte que mais cresce atualmente no Brasil e aqui em Palmas não foi diferente. Um público de aproximadamente 10 mil pessoas prestigiou nossa competição que reuniu desde iniciantes até os 180 atletas profissionais, alguns deles entre os 10 melhores do mundo”, avaliou Pires.
O espaço do evento contou com 13 quadras para competição, arquibancadas cobertas, áreas de relacionamento e convivência, sala reservada para atletas profissionais, espaço para estrutura de transmissão, praça de alimentação, espaço kids e estandes.
“Montamos uma estrutura diferenciada e acolhedora para receber os atletas, além de um espaço adaptado para as crianças, espaço de convivência muito bem distribuído, tudo com segurança. Então, cumprimos a nossa missão que é a promoção da saúde, qualidade de vida através do esporte. O BT200 já é um marco no calendário esportivo do Tocantins, a competição fortalece a imagem de Palmas como um destino importante para grandes competições”, pontuou o superintendente do SESI Tocantins, Fernando Whirthmann.
Campeão do BT 200 em Palmas, o atleta espanhol número 7 do mundo, Antomi Ramos, validou a organização do torneio. “Esse evento BT200 aqui em Palmas no SESI foi sensacional. Sinceramente a gente recebeu um carinho pela organização e pelas pessoas que vieram prestigiar o torneio. Fizeram o máximo para todos os atletas ficarem confortáveis, o hotel, transfer, área VIP, área de atletas que a gente teve com ar condicionado, fisioterapia, banheira de gelo, água à vontade. Parabenizo todos que estiveram aqui trabalhando pela organização, sem palavras”, elogiou Ramos.
A campeã na categoria feminina, Eva Fernández, saiu satisfeita da competição em Palmas. “A estrutura do torneio foi excelente, o sol está forte, mas a gente conseguiu dar o nosso melhor e deu tudo certo. Eu estou feliz dessa vitória junto com a Raquel. É a primeira vez que estive em Palmas, gostei muito da estrutura, de como o esporte é valorizado e tomara que, no próximo ano, tenha mais um torneio”.
Além de acompanhar as partidas dos profissionais, os atletas locais e de todo o país puderam participar e assistir aos outros dois torneios amadores (da CBT e da FTTe) que ocorreram simultaneamente movimentando a economia local.
A equipe do canal no Youtube PlayBT, especializado na modalidade, cobriu a competição em Palmas e confirmou os benefícios pra a modalidade e até mesmo para o turismo promovidos pela competição. “Essa grande estrutura que foi montada pelo SESI é muito importante para a propagação e valorização do esporte. O beach tennis traz muita gente de fora e acaba impulsionando a economia, o turismo. Eu, por exemplo, que já conhecia o Jalapão, aproveitei e fui conhecer as Serras Gerais, então um torneio internacional também acaba fazendo todo esse ecossistema acontecer,” avaliou Evandro Rufino integrante da equipe do canal de transmissão de competições nacionais e internacionais.
Difusão da modalidade
O Beach Tennis é um dos esportes que mais cresce no Brasil e no mundo. Das duas milhões de pessoas que praticam o esporte no planeta, 800 mil estão no Brasil, segundo dados da Federação Brasileira da modalidade. Um levantamento dos números dos torneios oficiais da Federação Internacional de Tênis (ITF) pelo mundo aponta para um crescimento de mais de 2.000% na prática do Beach Tennis nos últimos cinco anos.
Centenas de pessoas que passaram pela arena do SESI Palmas durante o Torneio não conheciam a modalidade e se encantaram com o esporte, como o Carlúcio Nunes, motorista de ônibus que ficou responsável pelo transfer dos atletas profissionais aos hotéis, que decidiu durante os dias de competição que vai começar a praticar beach tennis. “Eu não conhecia, conheci agora o jogo e fiquei encantado. A vontade que tem é tirar o tênis e entrar na arena. É um esporte muito encantador! Eu já fui até ali no administrativo do SESI, já vi os valores e tudo. Peguei minha folga no dia da semana e já vou fazer uma aula experimental”, disse Carlúcio.
Priscila Meyrele, atleta amadora, disse que a filha Ana Júlia Ferreira de Souza, também atleta amadora de beach tennis, incentivou a prática esportiva e que isso tem mudado a sua vida. “Ela faz futsal desde pequenininha, depois foi para o beach tennis, meu esposo também faz e competiu. Só eu lá em casa que era totalmente sedentária, não fazia nada. Eu comecei através deles, ela é minha maior inspiração. No começo eu ia meio assim, com pouca vontade, mas eu estou amando, já participei de alguns torneios, já levei alguns troféus pra casa, eu amo esse esporte”, disse Priscila.
Pódio e classificação
No Torneio ITF BT 200 as campeãs na categoria feminina foram as atletas Raquel Iotte e Eva Fernández Palos, já na categoria masculina a vitória ficou com Antomi Ramos e Felipe Loch.
O torneio amador CBT contou com 15 categorias e os pódios de todas elas podem ser acessados no site tennis integrado . Já o torneio amador da FTTe contou com 14 categorias e os vencedores podem ser conhecidos clicando neste link.