Será realizado em Palmas na manhã desta quinta-feira, 1º, o Seminário de Agrologística, no auditório do Palácio Araguaia, a partir das 8 horas. As inscrições ainda estão abertas para quem deseja participar, e podem ser feitas pelo link: seplanevento. O evento será conduzido por produtores agrícolas, empresas do ramo de logística, pesquisadores, técnicos, estudantes, entre outros, tanto do Tocantins como de estados das regiões Norte e Centro-Oeste.
O seminário é uma associação da Secretarias do Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan); Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e da Pecuária (Seagro); Secretaria da Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos (Seinf); e do Banco Mundial. O seminário é gratuito e contém uma carga horária de 8 horas.
Três estudos serão apresentados com o apoio do Banco, sob a coordenação do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS), abordando temas como o desenvolvimento da região a partir da sua matriz logística. Eles trazem os seguintes aspectos: Análise de Risco e Custo na Agrologística do Tocantins nas Cadeias de Arroz e do Milho; Plano Estadual de Logística de Transporte; e Programa de Desenvolvimento Regional da Área de Influência da Ferrovia Norte-Sul.
Os participantes terão também um estudo denominado Caminhos do Agronegócio no Tocantins, realizado pela Federação das Indústrias, com recursos do Conselho de Desenvolvimento Econômico (CDE), instância vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura do Tocantins (Seden).
Programação
A abertura do seminário será feita pela vice-governadora Cláudia Lelis (PV), e a primeira palestra, abordará o tema “Logística como Viabilizadora do Agronegócio no Tocantins”, que será ministrada por Edson Eddy Zacarias, engenheiro de Produção Mecânica da empresa VLI Logística, operadora da Ferrovia Norte-Sul.
A palestra subsequente, ainda no período da manhã, terá o tema “Programa de Desenvolvimento Regional da Área de Influência da Ferrovia Norte-Sul”, ministrada pelo consultor Vladimir Fernandes Maciel.
No período da tarde serão apresentadas as palestras: Caminhos do Agronegócio do Tocantins, ministrada pelo professor-doutor Marcos Fava Neves; Análise de Risco e Custo na Agrologística do Tocantins, nas Cadeias de Arroz e Milho, com Bárbara Farinelli, economista agrícola do Banco Mundial; Desenvolvimento de Corredores Logísticos no Brasil, com Gregoire Gauthier, especialista em transportes do Banco Mundial; e, ao final, será apresentado o Plano Estadual de Logística de Transporte, uma consultoria desenvolvida por Newton Castro e Rafael Gonzales Peres com apoio do Banco Mundial.