Mesmo com a pandemia gerando dúvidas no mercado, algumas das principais cidades do Tocantins garantem que houve aumento de vendas no final do ano em relação a 2019. Foram os casos de Palmas, Araguaína e Guaraí.
12% a mais na semana de Natal
Com incentivo ao consumo local por parte das entidades de classe e o investimento em promoções, marketing e produtos por parte dos empresários, o comércio de Palmas registrou um crescimento de 12% nas vendas da semana de Natal, na comparação com o mesmo período de 2019, segundo dados da Câmara de Dirigentes Lojistas de Palmas (CDL).
19,3% de alta em dezembro
No balanço de todo o mês de dezembro, os números da base de dados do SPC Brasil, operados pela CDL, apontaram um crescimento de 19,3% no volume total de vendas no comércio em comparação a dezembro de 2019.
Trabalho surtiu efeito
O presidente da CDL Palmas, Silvan Portilho, explicou que o resultado de dezembro mostra que o trabalho das entidades de classe surtiu efeito. “No segundo semestre de 2020 trabalhamos arduamente para conscientizar a população da necessidade de se fazer compras no comércio local. Isso ajudou a minimizar os prejuízos do ano e a fechar o mês de dezembro com um saldo bom. Em janeiro, é normal que as vendas caiam, por isso, é ainda mais importante conseguir fechar o mês de dezembro de forma positiva”, disse.
Alta na procura por crédito
Dados do SPC divulgados pela Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara) na segunda-feira, 11, apontaram que, em dezembro, a procura por crédito na cidade cresceu 39,59% em relação a novembro.
Tendência de crescimento
Conforme a Aciara, no comparativo com dezembro de 2019, os números foram menores, mas ainda positivos, de 3,4%. A entidade ressaltou que é preciso levar em consideração a pandemia da Covid-19, que afetou negativamente a economia. Para o diretor do SPC da Aciara, José Alberto Luna, esses resultados confirmam a tendência de crescimento da economia observada nos últimos meses. “São números importantes, significativos e positivos, acenando para essa gradativa melhora da nossa economia”, avaliou o diretor.
Surpreendidos positivamente
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Guaraí (Aciag), Antonio Lemos Neto, disse à Coluna do CT que as expectativas para o final de ano não eram boas, por causa da pandemia, mas a maioria dos comerciantes se surpreendeu positivamente. “As vendas foram superiores às expectativas e em alguns casos até maior que em 2019”, afirmou Lemos Neto.
Campanha natalina estendida
Ele disse que o comércio local terá uma campanha natalina estendida, com apoio do governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que vai até o final de fevereiro. “Os comerciantes vão ter mais um incentivo para vender os saldos de estoque, e começar mais um ano bem”, projetou.