A Ford anunciou nesta segunda-feira, 11, que encerrará a sua produção de veículos no Brasil no fim de 2021, mantendo apenas seu Centro de Desenvolvimento de Produtos, na Bahia, a sede administrativa para a América Latina e o campo de provas, ambos localizados em São Paulo.
A produção de veículos será encerrada imediatamente em Camaçari (BA) e Taubaté (SP), “mantendo-se apenas a fabricação de peças por alguns meses para garantir disponibilidade dos estoques de pós-venda”, informa em nota a empresa.
Já a fábrica da Troller em Horizonte (CE) “continuará operando até o quarto trimestre de 2021”. Após a exaustão do estoque da produção nacional, os carros vendidos no Brasil serão importados das fábricas da Ford na Argentina e no Uruguai, que não foram afetadas pela restruturação.
“A Ford está presente há mais de um século na América do Sul e no Brasil e sabemos que essas são ações muito difíceis, mas necessárias, para a criação de um negócio saudável e sustentável. Estamos mudando para um modelo de negócios ágil e enxuto ao encerrar a produção no Brasil, atendendo nossos consumidores com alguns dos produtos mais empolgantes do nosso portfólio global”, disse Jim Farley, presidente e CEO da Ford, em comunicado oficial.
A empresa informa que trabalhará com os sindicatos por conta da demissão de cerca de mil funcionários no país e que “prevê um impacto de aproximadamente US$ 4,1 bilhões em despesas não recorrentes, incluindo cerca de US$ 2,5 bilhões em 2020 e US$ 1,6 bilhão em 2021”.
A Ford se considera a primeira marca internacional de carros a se instalar no país, tendo a primeira fábrica sido fundada em 1919.