Academias de Araguaína e Colinas do Tocantins voltaram a funcionar nesta semana por decisão dos prefeitos Ronaldo Dimas (Podemos) e Adriano Rabelo (MDB), respectivamente. As medidas acontecem após o governo estadual editar decreto para recomendar aos municípios a adoção do isolamento vertical para garantir o funcionamento de estabelecimentos não essenciais, apesar da pandemia de Covid-19.
Araguaína já tem casos
Com cinco casos de Covid-19 em Araguaína – quatro já considerados curados -, o prefeito Ronaldo Dimas decidiu pela flexibilização após reunião com representantes dos setor. “É difícil falar que está sob controle, mas temos parâmetros, são 30 dias de dados. Temos estudado bastante e contamos com ajuda de especialistas. Hoje, temos 22 leitos para tratamento de pessoas com coronavírus, nenhum está ocupado, e em breve teremos 50 leitos”, afirmou.
Restaurantes também liberados em Araguaína
Ronaldo Dimas também decidiu permitir o funcionamento de restaurantes. Em ambos os casos, as atividades serão suspensas se a ocupação dos leitos chegar a 30%. As demais atividades do comércio poderão funcionar até que 50% dos leitos destinados aos pacientes com Covid-19 ou quando o número de casos confirmados de doentes seja cinco vezes o número de leitos disponíveis.
Colinas ainda sem caso
Sem nenhuma confirmação de Covid-19 em Colinas do Tocantins, Adriano Rabelo também decidiu permitir o funcionamento de academias, mas com as restrições estabelecidas pelos órgãos de saúde. “Vamos estar atentos no cumprimento de medidas, se todos os estabelecimentos vão estar cumprindo. Precisamos juntos proteger nosso bem maior que é a vida e todos são responsáveis nos cuidados”, ponderou. Junto às academias, Igrejas também foram beneficiadas pela flexibilização.