Os secretários da Casa Civil, Deocleciano Gomes, da Indústria e Comércio, Carlos Humberto Lima; e do Planejamento e Orçamento, Sergislei de Moura, receberam na sexta-feira, 12, os empresários Josep Ramom Liorens, da empresa espanhola Loremar & Brothers Alimentación; André Ronchi e Leila Ronchi, da Lloyd América Latina, do ramo de representação de importação e exportação. A reunião no Palácio Araguaia abordou as potencialidades do Tocantins e os incentivos oferecidos pelo governo estadual. Os empresários teriam sinalizado interesse em estabelecer uma filial no Tocantins.
PROTOCOLO DE INTENÇÕES
O secretário-chefe da Casa Civil defendeu a agenda de reuniões do governo estadual com empresários. “O objetivo é atrair novos empreendimentos, gerar empregos e renda e ampliar o crescimento do Estado”, frisou Deocleciano Gomes. Humberto Lima explicou que a reunião foi uma oportunidade para elencar todos os atrativos que o Tocantins oferece. “Ao grupo, apresentamos todas as nossas potencialidades e os incentivos fiscais, então vamos estabelecer um protocolo de intenções para a abertura de uma filial aqui em Palmas, para que eles possam fornecer produtos importados da Espanha para as regiões Norte e Nordeste do País”, explicou o secretário.
LOGÍSTICA E LOCALIZAÇÃO
Representante da Loremar & Brothers Alimentación, Joseph Ramon ressaltou a logística do Tocantins e a localização privilegiada como fatores importantes para viabilizar a implantação de uma unidade de distribuição dos produtos da empresa em Palmas. “A viabilidade de cobrir o Norte e o Nordeste do Brasil levanta a possibilidade de realizar investimentos aqui, além do ganho de oportunidades que nos dá a história do Tocantins”, pontuou o empresário ao destacar a parceria com a empresa brasileira Lloyd América Latina, do ramo de representação de importação e exportação.
PROSPECÇÃO
`Parceiro da empresa espanhola, André Ronchi, diretor-executivo da Lloyd América Latina, afirmou que a reunião foi importante para que pudessem se inteirar mais sobre o Estado. “Para a gente, ficou claro que o Tocantins é um estado que pode ser muito bem explorado, principalmente no nosso ramo de importação. Vamos buscar inicialmente trabalhar com a parte de alimentos, apoiar toda a cadeia industrial e, futuramente, apoiar na importação de equipamentos industriais, bem como essa periferia limítrofe com os seis estados vizinhos. Nós temos nossa matriz em São Paulo e, agora, nós estamos fazendo a prospecção para instalação da nossa filial aqui no Tocantins”, frisou o empresário.
REPRESENTAÇÃO DE EXPORTADORES
A Lloyd International e a Loremar & Brothers Alimentación são líderes em consultoria de comércio internacional, especializada na representação de exportadores nacionais e internacionais, fornecendo orientação e suporte especializados para expandir seus negócios. Eles representam o Grupo Cañigueral, do setor de alimentos, que se destaca como um sólido holding empresarial formado por empresas como o Frigorificos Costa Brava SA; Embutidos Monter S.L; Frescos y Elalborados Delisano S/A; Coopercarne e outras.