A Prefeitura de Palmas estuda a redefinição das rotas de veículos pesados no perímetro urbano, uma vez que nos últimos anos houve o aumento do fluxo de veículos de grande porte. O tema foi discutido na sexta-feira, 3, durante encontro da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) com representantes de órgãos municipais e de segmentos de transporte de cargas.
MAIS ACIDENTES E RECLAMAÇÕES
Em pauta adequações no Decreto de N°1.435, de 9 de agosto de 2017, que regula e impõem restrições de tráfego de veículos pesados na cidade. Segundo o município, esse aumento do fluxo de veículos de grande porte provocou o crescimento no número de incidências, como acidentes e tombamentos destes veículos próximo às rotatórios, e ainda nas reclamações da população pelos transtornos causados.
SEGMENTO ABASTECE PALMAS
O secretário da Sesmu, Agostinho Júnior, ressaltou a importância de ouvir todas as partes de interesse da administração pública e privada, considerando que o segmento abastece o comércio local e a prestação de diversos serviços. No entanto, ressaltou também a necessidade de a prefeitura garantir um trânsito mais seguro, com ações efetivas de melhorias nos eixos do sistema de mobilidade no município.
PONTOS FORAM DEBATIDOS
No encontro, foram debatidos os pontos que devem sofrer alteração no decreto, como os horários de circulação para carga e descarga de veículos, o tráfego dos veículos destinados à prestação de serviços emergenciais, a sinalização vertical das rotas de circulação, dentre outros assuntos que devem ser pautados nas próximas reuniões. Não foi divulgado, ainda, nenhum desses locais que podem passar por alterações.
PARTICIPANTES PRIVADOS
Além dos representantes do município, participaram a presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga do Estado do Tocantins (Sindicarga-TO), Wirlane Rabelo, e os representantes da empresa de transporte e distribuidora de bebidas Temar.