A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Tocantins (Fecomércio) divulgou nesta quinta-feira, 28, uma nova rodada de pesquisa do Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) da Capital. O empresariado palmense chegou aos 132,3 pontos de Icec em fevereiro deste ano, melhor valor desde julho de 2013. O resultado também indicou que é o sexto mês seguido de evolução do índice, que desde agosto deste ano só cresce. O levantamento ouviu 120 empresas de Palmas nos últimos dez dias do janeiro.
O levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em parceria com a Fecomércio, constatou ainda um crescimento de 1,8% em relação ao resultado de janeiro, e de 12,8% na comparação com fevereiro de 2018. A pesquisa também aborda outros pontos. Entre os entrevistados, 58,4% acreditam que a situação atual da economia melhorou.
Em relação ao comércio, 64,2% dos entrevistados também veem melhor e 71,4%, para estão otimistas com suas empresas. Já em relação às expectativas, 97,2% aguardam melhorias na economia brasileira e apostam em um futuro melhor para o comércio e 97,7% preveem progresso em suas empresas.
Oportunidade
Os comerciantes também demonstraram um interesse maior em contratar em fevereiro. Essa afirmação é baseada no resultado do indicador que trata da expectativa de contratação, referente a este mês, que saltou de 113,7 pontos – mesmo período do ano passado – para 139,4 pontos, totalizando um aumento de 22,6%.
A perspectiva de contratar mais também foi percebida na variação mensal, com crescimento de 2,1%, passando de 136,5 pontos de janeiro para 139,4 pontos em fevereiro.
“Essa evolução foi percebida porque 82,2% dos entrevistados disseram que pretendem aumentar a quantidade de funcionários de suas empresas. É importante lembrar que a intenção não significa necessariamente que as contratações serão efetivadas, mas que existe o desejo entre os comerciantes”, explica a assessora econômica da Fecomércio, Fabiane Cappellesso. (Com informações da assessoria de imprensa)