O governo do Tocantins volta a pagar nesta terça-feira, 1º, todos os servidores de uma só vez, depois de quatro anos e sete meses de salários ou atrasados, quando era quitado no dia 12, ou escalonado por por nível de renda. A Secretaria Estadual de Comunicação (Secom) confirmou que os salários estarão nas contas dos servidores nas primeiras horas desta terça-feira, 1º.
Estado vinha se preparando
Para quitar a folha integral referente ao mês de setembro, o governo do Estado destinou R$ 183.115.768,54. De acordo com a Secom, desde o ano passado que o governo Mauro Carlesse (DEM) vinha se preparando para retornar o pagamento dos servidores para o dia 1º do mês subsequente ao trabalhado.
Folha não quitada gerou atraso
Em janeiro de 2015 os salários passaram a ser pagos no dia 12 de cada mês. Isso porque o governador recém-empossado na época, Marcelo Miranda (MDB), recebeu o Estado sem a quitação da folha de dezembro por seu antecessor, Sandoval Cardosos. Com o planejamento furado por essa surpresa, Marcelo chegou a anunciar que parcelaria o salário de dezembro de 2014. Diante da pressão dos sindicatos, recuou, mas fixou uma nova data para pagamento, todo dia 12 de cada mês, para aproveitar a transferência da parcela do dia 10 do Fundo de Participação dos Estados (FPE).
Escalonamento
Pouco depois de assumir em abril do ano passado, o governador Mauro Carlesse anunciou o pagamento escalonado por nível salarial. No dia 1º quem ganhava até por volta de R$ 3,1 mil líquidos e os demais no dia 12.
Esforço fiscal
A Secom afirmou que a volta do pagamento para o primeiro dia do mês já é resultado dos esforços para o ajuste fiscal e reenquadramento do Estado à Lei de Responsabilidade Fiscal.