Criar e manter relacionamentos que gerem lucros nem sempre é uma tarefa fácil. Algumas pessoas levam anos até descobrir a melhor forma de se conectar a uma rede de contatos eficiente. Investem em mentorias, treinamentos e cursos para aprender os segredos dessa arma secreta dos negócios: o networking.
Sendo assim, como criar e fortalecer uma rede de contatos? Como despertar o interesse de potenciais clientes? E o mais importante: o que não é networking?
Para o especialista em estratégias de negócios, Daniel Pereira, networking é mais simples do que parece. “Na verdade, as nossas mães já nos ensinaram tudo o que era necessário quando criança. A gente só não se lembra bem. Vá brincar na rua com seus amigos, seja legal, tome banho antes de eu chegar. Isso é tudo o que você precisa saber sobre networking: tenha um grupo de pessoas da sua confiança – que comprem de você e que você compre deles também – seja legal com as pessoas, ande limpo e bem arrumado sempre”, analisou o especialista.
Em seu perfil no Instagram, o @negociosforadacurva, Daniel Pereira aborda o tema de forma clara e objetiva. Ele afirma que uma boa rede de contatos vale mais do que dinheiro e alerta seu público sobre o que não é networking. “Participar de grupos que dizem que é de networking, mas na verdade todos lá estão com o mesmo interesse, que é vender, inclusive você; e indicar os produtos ou serviços dos seus ‘parceiros’ em troca de comissão. Então, se esta é forma errada, qual é a forma correta?
3.5 dicas do networking
- Invista o quanto for necessário para acessar o círculo de influência que você deseja fazer parte;
- Esteja no ambiente que seus potenciais clientes estão. Se inscreva em cursos, workshops, palestras e sempre compre os ingressos mais caros; é lá que seus futuros parceiros e clientes estão sentados;
- Faça perguntas! “Aprendi com Dale Carnegie que, quando vou pescar, a melhor forma de pegar peixes é levando a isca predileta do peixe e não a minha. Em um ambiente desses, com muitas pessoas, não adianta nada contar sua história. As pessoas não estão interessadas, até porque elas querem contar a delas primeiro. Então, seja gentil e faça perguntas que te possibilitem ouvir mais sobre as pessoas na sua frente”, orientou Daniel Pereira.
3.5 Faça algo por elas. Enquanto escuta as histórias, veja se tem algo que você pode fazer por alguém. Ache uma forma para que essa pessoa atinja seus objetivos através de você. E não cobre nada por isso, nada em troca! Apenas ajude sem olhar para trás. Isso pode levar anos. É igual juros compostos, uma hora vira uma bola de neve de pessoas procurando uma forma de retribuir o que você fez por ela voluntariamente. (Da assessoria de imprensa)