Numa parceria com o Senar/Faet e o Sebrae, a Secretaria Municipal da Produção de Porto Nacional, em época de Covid-19, inovou em sua Feira do Produtor Rural, que funciona todas as quartas-feiras, a partir das 13 horas. Ela existe há cinco anos e está instalada no galpão de comercialização (antiga rodoviária), no centro da cidade.
Adequada aos tempos de Covid-19
No entanto, nestes tempos de pandemia, o funcionamento foi adequado para reduzir os riscos de transmissão do novo coronavírus, obedecendo as regras colocadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), pelo Ministério da Saúde (MS) e pelos decretos estaduais e municipais.
Higienização dos consumidores
Quando chegam, os frequentadores da chamada Feirinha têm as mãos higienizadas com álcool líquido 70%, borrifado por um servidor da secretaria, ou precisam lavá-las com água e sabão. Para isso, foi instalado um lavatório no local.
Tudo lavado e ensacado
As banquinhas ganharam um novo formato. Balcões mais altos e personalizados recebem os alimentos já higienizados e ensacados em sacos plásticos transparentes, o que permite que estejam protegidos do contato direto das mãos dos clientes.
Sem aglomeração
Organizadores de filas foram colocados em frente às bancas, respeitando o distanciamento necessário — de um metro e meio — entre quem vende e entre quem compra e vende. O fluxo de pessoas é controlado pela equipe da Secretaria da Produção e do Senar. Assim, garante a prefeitura, não há aglomeração.
Kits de EPIs
Os feirantes — são 53 em atividade — foram orientados quanto à utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e cada um recebeu um kit com máscaras, luvas, toucas e avental. (Com informações da Secom da Prefeitura de Porto Nacional)
Fotos: Matheus Ferreira/Ascom Porto Nacional