Para auxiliar no desenvolvimento e no direcionamento dos empresários tocantinenses e potenciais investidores dos setores produtivos, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), lança nesta quinta-feira, 8, a Sala de Suporte Empresarial.
Além do suporte empresarial para a verificação de demandas, a Sala visa ainda estabelecer parcerias estratégicas em ações de interesse dentro dos setores produtivos do Estado e direcionar soluções para acordos e articulações. Além destes atendimentos e do estabelecimento de diversas parcerias com outras instituições, a Sics também firmou parceria com a Agência de Fomento do Estado do Tocantins (Fomento), para auxiliar na divulgação e na orientação das linhas de crédito disponíveis na instituição, por meio da Sala de Suporte Empresarial.
Nesse primeiro momento, os técnicos da Sics irão prestar esse atendimento para empresários e empreendedores que procurarem a secretaria e estiverem em busca de incentivo financeiro. Depois de atendidos pelos representantes da secretaria, serão direcionados para a Agência de Fomento ou para uma instituição financeira que atenda às necessidades do empresário.
Para o diretor Operacional da Agência de Fomento, Jorge Luiz Matheus, essa parceria com a Sics vai contribuir diretamente para que mais pessoas possam conhecer as linhas de financiamento ofertadas pelo Governo do Tocantins, por meio da Fomento, e para o desenvolvimento dos negócios e empreendimentos no Estado. “Essa parceria vai ser fundamental para o direcionamento do empresário. Nessa sala, ele poderá conhecer toda a política de crédito que está a sua disposição, e assim poderá investir da melhor forma no seu empreendimento e com condições adequadas para suas possibilidades”, afirma.
Para acertar os detalhes dessa parceria, o diretor da Fomento, Jorge Luiz, foi recebido pela diretora de Indústria, Comércio e Serviços da Sics, Geanny Pinheiro, que na ocasião representava o secretário de Estado da Indústria e Comércio, Tom Lyra. “Esse será mais um canal de atendimento ao empresariado tocantinense, e tanto o secretário Tom Lyra quanto o governador Mauro Carlesse, vêm trabalhando arduamente para que mais linhas de crédito sejam criadas, com o propósito de incentivar o desenvolvimento do comércio e indústria de nosso Estado e garantir competitividade ao nosso mercado”, pontua.
Crédito Popular
Uma das ações recentemente firmadas, em prol dessa oferta de financiamento, foi a disponibilização da Linha Crédito Popular, que visa atender os profissionais informais e os Microempreendedores Individuais do Estado, que nos últimos meses foram afetados pela pandemia. A linha é um projeto socioeconômico do Fundo de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (FDES/TO), decretado pelo governador Mauro Carlesse e gerido pela Agência de Fomento e que tem como parceiros a Sics e a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).
Plataforma digital
Para agilizar e facilitar o acesso, os interessados na modalidade de crédito popular podem fazer toda a solicitação e envio de documentos através do site: http://intranet.fomento.to.gov.br/servicos/solicitacao-credito/. Nessa plataforma, os empresários encontrarão um formulário digital de cadastro e opção para anexar as documentações solicitadas, que imediatamente serão direcionados ao e-mail da Agência de Fomento. A documentação necessária também está disponível na plataforma.
O sistema on-line para análise de crédito, tem como objetivo promover um alcance maior dos empreendedores tocantinenses e fomentar o desenvolvimento econômico das regiões interioranas mais distantes.
Para solicitar o crédito, além plataforma digital, a Agência de Fomento realiza atendimento presencial, via agendamento, na sede em Palmas, na Quadra ACSO 11, Rua de Pedestre SO 9, conjunto 03, lote 41, Plano Diretor Sul, ou pelos telefones (63) 3220-9824 e 99260-2994. Em Gurupi na Sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL – Gurupi), os atendimentos são pelo telefone (63) 99993-7063; e em Araguaína na Sede do É Pra Já, pelo (63) 99277 – 6113.
Outras Linhas
Além dessa modalidade, a Fomento oferece diversas outras linhas de crédito para os empresários tocantinenses, e em virtude do período difícil por conta da pandemia, houve flexibilização na apresentação de documentos e na análise de crédito. (Da assessoria de imprensa)