A Prova de Vida 2023 teve início na quarta-feira, 1º, para mais de 19 mil beneficiários do Instituto de Gestão Previdenciária do Tocantins (Igeprev). O processo de atualização cadastral para os aposentados e pensionistas é de caráter obrigatório, e é feito de maneira remota, exclusivamente pelo aplicativo “Meu RPPS”, nos meses de novembro a dezembro.
ENTENDA
Realizado anualmente, a Prova de Vida acontece com a finalidade de dar continuidade ao recebimento dos proventos, além de evitar fraudes e pagamentos indevidos. Servidores públicos inativos e pensionistas vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social do Estado do Tocantins (RPPS), dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e também do Ministério Público, do Tribunal de Contas, da Defensoria Pública, bem como os Militares Reformados ou da Reserva Remunerada, e pensionistas, vinculados ao Sistema de Proteção Social (SPSM) devem realizar o procedimento.
COMPLETAMENTE DIGITAL
Por ser de forma digital, para realização do procedimento, não é necessário comparecer na sede do Instituto em Palmas, ou nas unidades do Pronto, em Araguaína ou Gurupi. Após a realização da Prova de Vida, pelo celular ou qualquer outro dispositivo móvel, é feita a análise, bem como a checagem de documentos e reconhecimento facial dos segurados e beneficiários. Após cinco dias úteis, a validação do procedimento estará disponível para consulta dentro do próprio App “Meu RPPS”.