A Serasa Experian divulgou nesta quinta-feira, 23, a rodada do Indicador de Demanda dos Consumidores (IDCC) de outubro. Apenas quatro unidades da federação registraram crescimento em comparação ao desempenho registrado no mesmo mês de 2022, sendo eles Santa Catarina (4,4%), Alagoas (4,0%), Paraná (3,6%) e Rondônia (0,2%). Apesar de não ter garantido resultado positivo, o Tocantins teve a 2º melhor queda de IDCC – 0,6% -, ficando na 6ª colocação da lista.
EFEITOS SUTIS DA REDUÇÃO DA TAXA DE JUROS
Economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, falou sobre os números. “Conforme esperado, estamos presenciando os efeitos sutis e progressivos da redução da taxa básica de juros e da inflação, mas essa trajetória ainda deve levar alguns meses até atingirmos números positivos. Por enquanto, os consumidores com intenção de buscar linhas de crédito devem se atentar ao planejamento financeiro”, comenta
ENTENDA
O Indicador de Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs (Cadastro de Pessoas Físicas), consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.