O Inventário do Turismo de Araguaína foi apresentado a empresários e estudantes nessa noite dessa quarta-feira, 23, no anfiteatro da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). O levantamento realizado pela prefeitura em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mapeou os principais pontos e estruturas do setor, como hotéis, espaços de alimentação e de lazer.
R$ 385 milhões podem ser movimentados em Araguaína
De acordo com o secretário executivo do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Araguaína, Helter Dantas, o inventário vai estimular a economia regional, que, no raio de 250 quilômetros, tem mais de 2,5 milhões de habitantes e será usado para manter e melhorar a estadia dos turistas na cidade. “7,7% do PIB [Produto Interno Bruto] nacional vem do turismo e se acompanharmos a média brasileira, R$ 385 milhões podem ser movimentados aqui, anualmente, oriundos do turismo. Somos o principal centro de recepção para a região, como a Chapada das Mesas, as praias do Garimpinho, Araguanã e Xambioá, no rio Araguaia; e Babaçulândia, no rio Tocantins”, ilustra.
Investimento
Por meio da assessoria, a prefeitura destaca que tem investido no desenvolvimento do turismo com várias obras, como a Via Lago e o Eco Parque Cimba, já construídos, a modernização do Aeroporto Regional de Araguaína e construção dos centros de Canoagem e de Convenções, e ainda terá mais 4 parques ecológicos: Raizal, São Miguel, Baixa Funda e Nascentes do Neblina.
Inventário estará disponível em abril
O documento apresentou o potencial para o desenvolvimento do turismo, devido à biodiversidade da fauna e flora em área de transição entre os biomas Cerrado e Amazônia e, portanto, à beleza cênica e natural decorrente desta transição ambiental. Os segmentos do turismo que se destacam em Araguaína são: Turismo de Pesca, Turismo Náutico, Turismo de Negócios e Eventos e Turismo de Sol e Praia. Foram apontados também os principais eventos, como Cavalgada e a Exposição Agropecuária, o São João do Cerrado e o Torneio de Pesca Esportiva do Garimpinho, além de equipamentos como de hospedagem, bares, restaurantes, balneários, parques e pontos turísticos. O inventário digital está em fase de finalização do layout e estará disponível para a população em abril.
Promoção
O próximo passo é a apresentação do plano de ação, seguido pela elaboração da marca [branding] e a produção de promoção dos destinos. “Devemos apresentar o plano de ação já em 20 de maio. Turismo tem que ter atrativo, infraestrutura e serviço. O atrativo a natureza deu, a infraestrutura é feita pelo poder público e privado, e o serviço o Sebrae tem com as capacitações. Então, é um processo dinâmico porque à medida que os locais vão recebendo estrutura a gente vai inventariando”, afirmou o gerente regional do Sebrae, Joaquim Quinta Neto.