Pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) do mês de abril, realizada em parceria com a Fecomércio Tocantins, apontou que 73,9% dos comerciantes palmenses pretendem aumentar o número de colaboradores. Este número é 14,3% superior ao do mesmo período do ano passado e 4% maior que o resultado de março. Sobre os estoques, 66% acreditam que estão adequados, 22,1% tem produtos acima do apropriado e 11,9% abaixo do conveniente.
Com 123,2 pontos, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) chegou ao maior resultado já registrado nos últimos quatro anos. A última vez que o índice registrou um número tão alto foi em fevereiro de 2014, com 123,6 pontos.
Em relação aos investimentos, 57,5% das empresas participantes da pesquisa afirmaram que o nível deve ser maior. “Entre elas, as do segmento de semiduráveis, como lojas de calçados e roupas, são as que mais deverão investir, com 65% dos respondentes. Já se for analisar o porte dos empreendimentos, as grandes empresas (com mais de 50 funcionários) estão à frente, com 75% das afirmações”, detalha a assessora econômica da Fecomércio, Fabiane Cappellesso.
Presente e futuro
Em relação a situação atual, 51,9% dizem que a economia brasileira melhorou, 54,5% afirmam que o setor está mais favorável e 66,3% garantem que as empresas apresentaram crescimento. Já sobre as expectativas, 89,7% dos entrevistados aguardam por melhorias na economia, 91,3% acreditam em bons resultados para o setor do comércio e 93,4% esperam progresso em suas empresas.
A pesquisa ouviu 120 empresas, nos últimos dez dias do mês de março. Para acessar a pesquisa na íntegra, clique aqui. (Com informações da Ascom Fecomercio Tocantins)