A Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) tem atuado para ampliar o número de consórcios intermunicipais no Estado, com o objetivo de amenizar os efeitos causados pela pandemia do novo coronavírus. Os prefeitos de Miranorte, Antônio Carlos (MDB), de Miracema do Tocantins, Saulo Milhomem (Progressistas) iniciaram o debate nesta semana.
Apoiar produtores do SIM
A proposta também tem como objetivo apoiar os pequenos produtores que possuem suas agroindústrias devidamente registradas no Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e ampliar suas possibilidades de mercados consumidores. No dia 30 de julho, uma videoconferência com representantes de 21 cidades tocantinenses será realizada para discutir o tema de forma mais abrangente.
Serviço de Inspeção
O SIM é uma ferramenta diferenciada para os municípios, pois além de auxiliar na oferta de alimentos seguros pode configurar como um importante agente de desenvolvimento econômico para o produtor local. Cabe destacar que, para que o Serviço de Inspeção Sanitária passe a integrar a lista de serviços disponíveis por consórcios, alguns requisitos são exigidos por legislação específica, com critérios estabelecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Fortalecimento da economia
Em reunião com os prefeitos de Miracema e Miranorte, foram discutidas as principais cidades com potencial para comporem consórcio com os municípios. A definição observa distância, efetiva implantação do SIM, número de agroindústrias instaladas, dentre outros interesses em comum entre os municípios. “Por meio dos consórcios, a economia nos municípios será fomentada”, defendeu o titular da Seagro, Thiago Dourado.
Prefeitos
Saulo Milhomem comemorou os avanços no diálogo. “Em reunião na Seagro, já discutimos a viabilidade da criação do consórcio entre alguns municípios vizinhos de Miracema e sabemos que é momento de fortalecer a economia, pois os municípios poderão fazer a comercialização dos produtos fabricados pelos pequenos produtores”, destacou o progressista. O prefeito de Miranorte, Carlinho da Nacional, acrescentou. “A organização da comercialização dos produtos com o selo do SIM e a implantação do consórcio são importantes para a região central do Tocantins”, encerra. (Com informações da Secom/Tocantins)