Em evento na noite de quarta-feira, 17, no distrito de Taquaruçu, em Palmas, o governador em exercício, Wanderlei Barbosa (PHS), afirmou que o Estado tem cerca de R$ 10 milhões para fomentar a economia dos pequenos produtores e outras vertentes. O anúncio aconteceu durante programação para apresentar a Certidão Nacional de Artesão, o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo (Cadastur) e as oficinas de artesanato que serão ministradas no Centro de Convivência da região.
Juros
Wanderlei Barbosa destacou ainda os baixos juros estabelecidos pelo Agência de Fomento do Tocantins (Fomento). “Iremos discutir projetos importantes para fomentar a economia local e da região. Temos uma taxa de juros de 1% ao mês e podemos discutir a diminuição dessa taxa para 0,5%”, ponderou.
Cadastur
A coordenadora do Cadastur Regional, Mayna Miranda, falou um pouco sobre o Cadastur. “O cadastro é obrigatório desde 2008 e possibilita o cadastro de 15 atividades, sendo sete obrigatórias e oito opcionais. Tem validade de cinco anos para guias de turismo e de dois anos para demais atividades como agências de turismo, meios de hospedagem, organizadores de eventos, camping, parques temáticos, transportadoras turísticas e acampamentos”, afirmou Mayna.
Certidão de Artesão
O gerente de Fomento e Promoção da Cultura da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Álvaro Junior, explicou um pouco sobre a Carteira do Artesão. “A carteira é um documento que garante o reconhecimento do seu trabalho como artesão ou trabalhador manual”, afirmou.