A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) divulgou nesta segunda-feira, 20, uma pesquisa sobre as intenções dos palmenses para a Black Friday, a tradicional agenda de promoções da última sexta-feira de novembro. Conforme a entidade, 87% dos consumidores pretendem comprar na data, 9% a mais do que em 2022.
COMPRAR ALGO JÁ NA LISTA E ANTECIPAR COMPRAS DE NATAL
Segundo os entrevistados, a principal razão para comprar na Black Friday deste ano é a oportunidade de comprar algo que já estava precisando a um preço mais baixo (73%), seguida da vontade de antecipar as compras de Natal com descontos (37%) e querer aproveitar as promoções mesmo sem necessidade de comprar (21%).
MAIS DE 3 PRODUTOS
Em média, os consumidores pretendem comprar 3,6 produtos. Os produtos mais desejados são roupas (46%), calçados (39%), cosméticos e perfumes (27%), eletrodomésticos (27%), e artigos para a casa (21%). A média de gastos será de R$1.250,00, R$89 a mais que em 2022.
QUASE METADE PRETENDE GASTAR MAIS DO QUE EM 2022
A pesquisa ainda mostra que, em comparação com o ano passado, os consumidores irão abrir os bolsos: 45% pretendem gastar mais nesta Black Friday, 24% gastar o mesmo valor e 23% gastar menos. Os motivos para gastar mais são: consideram que vale a pena aproveitar a promoção (44%), economizar ao longo do ano (40%), comprar mais produtos (34%) e pagamento facilitado (27%). Já para gastar menos: 51% para economizar, 43% têm outras prioridades de compra, 37% querem evitar dívidas, e 32% não estão precisando de muitas coisas, e não compram sem necessidade.
CUIDADOS COM AS DÍVIDAS
De acordo com o levantamento, 25% admitem que costumam gastar mais do que podem no evento e 9% pretendem deixar de pagar alguma conta para gastar na Black Friday. Além disso, 25% dos que pretendem fazer compras na Black Friday estão com o pagamento de contas em atraso, sendo que desse número 70% estão negativados. “O varejo prepara bons produtos com grandes descontos para os clientes, e esses precisam se atentar aos gastos indevidos. O número de endividados em Palmas continua crescendo mês a mês, indo contra a média nacional”, alertou o presidente da CDL de Palmas, Silvan Portilho.
COMÉRCIO DE PALMAS ESTÁ PREPARADO Silvan Portilho também destacou a importância de dar prioridade para o comércio local. “Muitas vezes o consumidor não pesquisa no comércio palmense e já de cara faz sua compra na internet por ter essa ideia de que a Black Friday é uma promoção mais digital. No entanto, o comércio está preparado, com preços competitivos e com o bônus de não ter que gastar com frete e nem ter que esperar para o produto chegar. Pesquise, vá no nosso comércio, compare os preços. Outra pauta importante é analisar se aquela compra vai ser realmente útil, se vai afetar o orçamento familiar. Analise, faça as contas e assim, evite o endividamento”, finaliza.