Pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Palmas (CDL) mostra que 56,5% das empresas entrevistadas não têm condições financeiras de realizar o pagamento dos funcionários deste mês, como consequência das medidas de restrições por conta dos decretos municipais e estadual para prevenção ao novo coronavírus. A pesquisa foi realizada entre segunda-feira, 23, e esta quarta-feira, 25. Ainda de acordo com a pesquisa, somente 23,7% afirmam que conseguirá arcar com a folha de pagamento dos funcionários neste mês e 19,9% ainda não sabem.
60,2% pretendem demitir
Ainda de acordo com o levantamento, 60,2% das empresas pretendem demitir funcionários nos próximos dias, das quais 18,8% devem dispensar até 75% do quadro; 17,1% até 50%; 11,6% até 20%; 8,8% até 30% e outros 3,9% até 40% do quadro. Cerca de 39,8% não pretendem demitir funcionários nos próximos dias.
32 mil desempregados
O comércio de Palmas emprega aproximadamente 80 mil pessoas, essa expectativa de demissão pode deixar cerca de 32 mil pessoas desempregadas na Capital.
Suspensão e isenção de impostos
A pesquisa também abriu espaço para ouvir a opinião de cada empresário e, segundo a CDL, a sugestão, quase unânime, foi alguma medida para atenuar o impacto dos gastos com tributos, seja a suspensão, parcelamento, adiamento ou isenção. Os empresários também sugerem medidas específicas para pequenos empreendimentos, que, segundo os entrevistados, não estão sendo abrangidos nas ações apresentadas.