Assinatura de termo de cessão de uso, homenagem e palestras com especialista do setor de fruticultura, marcaram a terceira edição do Tecnifruti – Dia técnico de fruticultura, na sexta-feira, 23, no Perímetro Irrigado Manuel Alves, em Dianópolis, sudeste do Estado. Pesquisadores, técnicos da área, produtores de fruticultura, estudantes participaram do evento, que recebeu cerca de 700 pessoas em busca de conhecimento e intercâmbio de informações.
Iniciativa do governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e suas vinculadas Ruraltins e Adapec, o Tecnifuti teve o objetivo de disseminar conhecimento e novas tecnologias, visando o aumento da produtividade com qualidade e promover o desenvolvimento socioeconômico regional.
Em sua fala, o secretario da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, César Halum, destacou a participação dos parceiros para ao sucesso do evento. “A participação de instituições de pesquisa, de ensino, pesquisadores de renome e esse expressivo número de pessoas que vieram aqui buscar conhecimento, foi extremamente importante para o sucesso do evento. Nos momentos de crise temos que ampliar a criatividade, alinhando as parcerias para alavancar a economia do Tocantins. Essa é a recomendação do governador Mauro Carlesse, trabalhar juntos buscando a consolidação da economia do nosso estado”, destacou o gestor da Seagro.
No mesmo raciocínio, o presidente do Distrito, Rodrigo Adamante agradeceu aos parceiros, frisando o trabalho dos 45 produtores associados do Distrito que cultivam banana, o carro chefe, com produção de 45 toneladas por hectare/ano, a espécie nanica, e 25 toneladas por hectare/ano, a banana prata, seguidas da manga também com 25 toneladas por hectare/ano, cultivadas numa área total de 3,6 mil hectares, sendo 1,8 mil de pequenos produtores e 1,8 empresariais.
O Tecnifruti apresentou palestras com pesquisadores de outros estados, que mostraram as condições favoráveis do estado e a viabilidade da produção de frutas com sustentabilidade.
No encerramento do evento, a Seagro homenageou o Doutor em Fitopatologia Zilton José Maciel Cordeiro pelos relevantes trabalhos prestados em pesquisa de fruticultura no Estado.
Na mesma ocasião, o secretário da Seagro César Halum assinou Termo de Cessão de Uso com o diretor do Campos Instituto Federal (IFTO) de Dianópolis Petro Lopes, a transferência gratuita e temporária de equipamentos Pack House para o instituto.
Também participaram do evento, os prefeitos de Porto Alegre do Tocantins e Dianópolis Rennan Nunes Cerqueira e Gleiybson Moreira de Almeida, respectivamente; o presidente da Federação da Agricultura do estado do Tocantins, Paulo Carneiro; o presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) Adalberto Mendes; o superintendente federal da agricultura no Tocantins Rodrigo Guerra, o ex-deputado Hagaús Araújo e a esposa Josa Araújo, entre outras autoridades locais.
Parceiros
Ami Agro; Dimicrom; Agro Pilati; Agricultura e Equipamentos; Sicred; Agro Sul – John Deere; Casa da Lavoura; Rain Bird; Coda; Nogócios agrícolas; Ls Tractor Strael Agri, Conduz Soluções em produtividade; Super Back; Prefeituras de Porto alegre e Dianópolis e Faet/Senar.
Palestras
Estação 1 – Plantio com sustentabilidade econômica, social e ambiental do abacaxi
Phd. Aristóteles Pires de Matos (Embrapa)
Estação 2 – Aspectos fitoterápicos da cultura da banana
Doutor Zilton Maciel Cordeiros (Embrapa)
Estação 3 – Produção com sustentabilidade na cultura da banana
Doutor em Fruticultura, Francisco Ermelindo Rodrigues
Estação 4 – Como produzir maracujá com sustentabilidade
Doutor Raul Castro Carriello Rosa (Embrapa)
Estação 5 – Produção com sustentabilidade na cultura da manga
Doutor Moacir Brito Oliveira (Manga clara – Serviços especializados em fruticultura)
Estação 6 – Irrigação com eficiência e qualidade na cultura da banana
Msc. Antônio Humberto Simão (Secretaria Federal da Agricultura – Mapa)
(Com informações da assessoria)