Na passagem de dezembro para janeiro, a quantidade de endividados estabilizou em Palmas, com ligeiro crescimento de 0,2%. Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, o índice geral ficou em 69,2%.
“Em dezembro, o índice registrou um total de 69% de endividados, por isso consideramos a estabilidade. Durante todo o ano de 2018, a média de participantes da pesquisa com dívidas foi de 68,4%”, explica a assessora econômica da Fecomércio, Fabiane Cappellesso.
Essas contas referem-se às contraídas com cheques pré-datados, cartões de crédito, carnês de lojas, empréstimo pessoal, compra de imóvel e prestações de carro e de seguros. Essas dívidas, em janeiro, comprometeram 32,4% da renda dos consumidores de Palmas.
Já em relação à inadimplência, janeiro registrou um total de 10,4% entre os entrevistados. Dos que possuem contas em atraso, apenas 0,2% não terão condições de quitar os débitos em fevereiro.
A pesquisa ouviu cerca de 500 famílias nos últimos dez dias do mês de dezembro e está disponível na íntegra no link. (Com informações da assessoria).