Os novos formatos de negociação exigem urgência em presença digital, além de adequações nos modelos de vendas e contatos com os clientes. Esse foi o principal recado dado pelos palestrantes na tarde dessa quarta-feira, 21, no terceiro dia de programação Arena do Conhecimento. O seminário está sendo realizado online e gratuito ofertado pelo Sebrae Tocantins.
O especialista em marketing digital, Alex Monteiro, destacou que a presença digital não deve ser feita de maneira aleatória, e sim assertiva, com comunicação direta com o cliente. “O empreendedor digital influencer é aquele que conversa com o seu público. Por trás das empresas estão pessoas, por isso é necessário estabelecer uma conversa verdadeira e humanizada com o seu público nas redes sociais”, afirmou.
Inovação e tecnologia para os pequenos negócios foi o tema abordado pelo palestrante Ricardo Rocha. “Inovar é ação de pessoas e empresas que resultam em uma melhoria útil, própria para pessoas ou ambientes. Quando pensar em inovar o empreendedor precisa primeiro buscar informações conhecimento, buscar o Sebrae que há anos trabalha com essa perspectiva de formação e vai poder suprir as necessidades e encaminhar para a trilha da aprendizagem e inovação”, explicou o palestrante.
Em versão totalmente digital, a programação do evento abordará temas como Marketing Digital, Finanças, Vendas, Agronegócio, Transformação Digital e Liderança. Até a próxima sexta-feira, 23, os participantes também poderão conferir o quadro “Do Limão à Limonada” que trará casos de sucesso de empresários tocantinenses que se reinventaram durante a pandemia, o quadro “Dica do Especialista” com várias soluções e ações do Sebrae para apoiar os donos de pequenos negócios e o quadro “Sebrae pelo Tocantins” que apresentará as iniciativas do Sebrae no Turismo, Finanças, Políticas Públicas e Agronegócio. (Assessoria de imprensa Sebrae)