A oferta de animais precoce de qualidade na recria, com esse objetivo o Sebrae Tocantins firmou parceria com a empresa Agrojem. No acordo estão previstas qualificações que envolvem melhoramento genético por meio da inseminação artificial em tempo fixo e consultorias especializadas na intensificação no uso de pastagens para os produtores rurais fornecedores da empresa no Estado do Tocantins.
O anúncio da parceria foi feito durante o último dia programação da Arena do Conhecimento e contou com as participações do presidente e CEO José da Agrojem, Eduardo Motta, do coordenador de operações da Agrojem, Danilo Figueiredo, do superintendente do Sebrae Tocantins, Moisés Gomes, e da diretora Técnica Eliana Castro.
Na prática, a parceria beneficiará os pequenos negócios do campo com capacitação e tecnologia. A conexão entre produtores e compradores abreviará o processo de comercialização e geração de renda. Inicialmente, serão 300 matrizes, e o número de 200 propriedades participantes. Os interessados em ingressar na parceria devem buscar a Unidade do Sebrae mais próxima.
“Com o apoio do Sebrae, cada fornecedor aperfeiçoa seus serviços, cumpre exigências, condições e critérios demandados pelas grandes compradoras. Juntos percebemos que tínhamos objetivos em comum em relação ao melhoramento e produção de bezerros. Iniciamos o projeto e esperamos poder contribuir com os produtores rurais tocantinenses. Agora queremos fazer esse programa rodar”, revelou José Eduardo Motta.
Para o superintendente do Sebrae Tocantins, Moisés Gomes, essa iniciativa impulsiona a competitividade e a inovação aos produtores rurais do Tocantins. “Isso vem a partir da necessidade de adoção de padrões técnicos e de qualidade definidos por empresas líderes das cadeias de valor. Nos enche de alegria poder participar de um momento tão enriquecedor para o setor aqui no Estado e por nossa instituição estar fazendo parte desse processo.
A diretora técnica do Sebrae Tocantins, Eliana Castro, destacou que o próximo passo é selecionar os produtores que irão participar do programa. “Estamos iniciando o maior projeto de encadeamento produtivo do Estado, que provavelmente se tornará referência no nosso país. O que vamos ver nos próximos meses é a melhoria na genética, aumento na produtividade e rebanho do Tocantins”, destacou Eliana Castro. (Assessoria de imprensa Sebrae)