A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), recorreu às redes sociais para criticar a convocação de um ato com o objetivo de garantir a reabertura do comércio, que está fechado devido ao estado de calamidade pública e situação de emergência no município causado pela pandemia de coronavírus. Entretanto, a gestora não cita nomes e nem divulga o vídeo que condena, o que provocou atrito com o presidente da Associação Industrial (Acipa), Joseph Madeira.
Perderam a noção ou é insanidade
Cinthia Ribeiro escreve que o presidente de uma “importante associação de Palmas” estaria convidando as pessoas a “invadirem as ruas”. “Será que perderam a noção ou é insanidade mesmo? Está incentivando o descumprimento da Lei”, condenou a chefe do Executivo.
Desinformação
O presidente da Acipa, Joseph Madeira, reagiu no próprio Twitter, questionando a escolha das palavras da prefeita. “Como a senhora não cita nomes e não coloca o vídeo em questão, muitas pessoas estão achando que o presidente da associação à qual se refere sou eu. O que não é verdade. Sua mensagem está causando essa desinformação. Peço que esclareça”, pede. Cinthia Ribeiro ignorou o apelo do empresário.
Prefeita, boa noite! Como a senhora não cita nomes e não coloca o vídeo em questão, muitas pessoas estão achando que o presidente da associação à qual a senhora se refere sou eu. O que não é verdade. Sua msg está causando essa desinformação. Peço que esclareça. https://t.co/J2f41cbnYP
— Joseph Madeira (@joseph_madeira) March 27, 2020
Acipa é contra mobilização
Em conversa com a Coluna do CT, Joseph Madeira disse ter sido bastante acionado após a publicação da prefeita. O presidente da Acipa esclarece que a mobilização foi provocada pelos comerciários de Taquaralto e que realmente chegou a se reunir com o grupo, mas para orientar pelo contrário. “Argumentei que não podemos ter mobilização porque todas as entidades já estão formalizando [o pedido de flexibilização]. Não pode ter aglomeração de pessoas. A Acipa se pauta de forma oficial e com responsabilidade”, diz o representante, destacando que o próprio pedido da Acipa ao Paço defende a manutenção das medidas de precaução do contágio nas empresas.
Convocação não partiu de presidente de associação, mas empresários aderiram
Um vídeo de convocação para a mobilização que circulou pelas redes sociais não é protagonizado por um presidente de associação, mas sim um empresário identificado como Thiago Florentino Barros. Parte da classe atendeu ao chamado e na manhã desta sexta-feira, 27, houve carreata e buzinaço em frente a sede da Prefeitura de Palmas, na Avenida Juscelino Kubitschek.
Confira os vídeos abaixo: