A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) emitiu material à imprensa para orientar sobre o consumo e o armazenamento de produtos de origem animal na temporada de praia. O órgão destaca que a mercadoria inspecionada contém selo na embalagem que comprova ter passado por fiscalização, avaliação e que está dentro das exigências higiênico-sanitárias para serem comercializados. “Fique atento à embalagem, a data de validade e a temperatura”, avalia o gerente de inspeção animal da Adapec, Antônio Caminha.
ARMAZENAMENTO
A agência destaca que os alimentos de origem animal são perecíveis, sendo necessário armazená-los de acordo com a temperatura que consta na embalagem. “É preciso ser acondicionado em caixa térmica e garantir que o gelo manterá a temperatura do produto, outra dica é evitar que água do derretimento do gelo entre na embalagem e contamine o alimento, o indicado seria colocar o produto em pote hermético após aberto”, ressalta Antônio Caminha.
GELO RECICLÁVEL
Uma sugestão simples e econômica seria utilizar gelo reciclável do tipo gel ou colocar água em garrafa pet no freezer para produzir gelo e depois acomodá-lo na caixa de isopor, pois dura mais tempo que o gelo em cubos. Os produtos de origem animal: carne, leite e seus derivados; peixes, entre outros, precisam de atenção especial no acondicionamento, pois podem sofrer rápida deterioração
SELOS DE INSPEÇÃO
Na embalagem do produto inspecionado é fácil identificar o selo de inspeção, são eles: Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Serviço de Inspeção Estadual (SIE); Serviço de Inspeção Federal (SIF) e do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). O Tocantins conta ainda com o Selo Artesanal, o Selo Arte e o Susaf.