Dados do Sistema Nacional de Empregos do Tocantins (Sine) mostram que foram direcionados para o mercado de trabalho um total de 10.616 trabalhadores durante o primeiro trimestre de 2019. O número faz o Estado registrar saldo positivo na criação de novos postos, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Segundo o órgão federal, a evolução formal do emprego no Estado apresentou um crescimento de 0,20% de janeiro a março deste ano. Isso quer dizer que o número de admissões foi maior que o número de desligamentos, resultando em um saldo positivo de 373 novos postos de trabalho.
Em um comparativo entre janeiro de 2018 e janeiro de 2019, o Tocantins criou 2.435 novos postos de trabalhos, que estão concentrados principalmente nos setores de serviço industrial de utilidade pública; e extrativa mineral.
Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 1º, data em que se comemora o Dia do Trabalho. “Neste dia precisamos destacar a estabilidade que nossa gestão trouxe para o Tocantins. Temos trabalhado dia e noite para resolver os gargalos, melhorar a arrecadação do Estado e fazer com que a economia possa crescer de forma estável para gerar emprego e renda para a nossa população”, disse o governador Mauro Carlesse.
“Um exemplo claro disso são algumas medidas de Governo que executamos neste ano, como a redução do ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços] do combustível de avião que está proporcionando novas rotas aéreas, além da vinda de novas empresas e a geração de novos empregos. Isso faz parte do nosso plano para trazer mais indústrias para o Tocantins e garantir o desenvolvimento do Estado”, acrescentou o governador.
A atuação do Sine na oferta de cursos de capacitação para pessoas de baixa renda também foi destacado pelo Executivo. De acordo com o órgão, 484 trabalhadores foram capacitados no primeiro trimestre deste ano, com cursos que passam por empreendedorismo, marketing pessoal; postura profissional; curso de oratória; autogestão em atendimento ao cliente; técnicas em vendas, entre outros. (Com informações da Secom/Tocantins)