O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) recebeu nesta segunda-feira, 27, no Palácio Araguaia os representantes do Haian Rubber Group, companhia chinesa fabricante de pneus gigantes radiais OTR [sigla em inglês para fora de estrada]. O encontro é um retorno da visita realizada pelo vice, Laurez Moreira (PDT), durante viagem à China, em setembro deste ano, onde visitou a empresa, em uma agenda paralela à participação na 23ª Feira Internacional de Investimento e Comércio da China (Cifit).
AGENDA
A empresa produz pneus gigantes para tratores pesados, que são usados para mineração e construção civil. Durante o encontro, os representantes da Haian Group informaram que estão montando um modelo de negócios de distribuição global, que prevê a instalação de novas plantas industriais a partir de 2024 e o Tocantins é um dos destinos considerados pela fabricante. “Estamos passando por alguns estados, realizando um estudo para um investimento em 2024, o Tocantins tem grande potencial de ser esse local. A localização é muito boa, já temos negócios com os estados vizinhos e percebemos que, sem dúvidas, é um estado de grande potencial econômico no Brasil”, declarou o gerente de contas de Mercado Exterior e do Brasil, Gabriel Zheng.
ESTADO DE OPORTUNIDADES
Wanderlei Barbosa destacou que o Estado está de portas abertas para receber investimentos. “É muito gratificante ver o interesse de empresas em investir no Tocantins, estamos criando uma ótima relação com os empresários chineses. Nós possuímos uma localização propícia para os interesses da Haian Rubber“, declarou. Laurez Moreira salientou que o Tocantins é um estado de oportunidades. “Estou muito feliz em receber mais uma missão chinesa. Isso é resultado da viagem que nós fizemos, de ter atendido a nossa mensagem, o Tocantins é um estado de oportunidades. Muito gratificante tê-los aqui, em busca de negócios, querendo investir no Estado”, enfatizou.
INTERESSE EM MINERAÇÃO
Em outra agenda, os representantes da Haian Rubber Group estiveram com o presidente da Agência de Mineração (Ameto), Marco Antônio Martin, e com o titular da Secretaria de Industria, Comércio e Serviços (Sics), Carlos Humberto Lima. Na ocasião, o o gerente de contas de Mercado Exterior e do Brasil, Gabriel Zheng explicou que a empresa tem 18 filiais com diferentes frentes de negócios, sendo uma delas voltada à mineração, com isso há interesse do grupo investir diretamente no setor para além do fornecimento de pneus à indústria, como já atuam. Nós pretendemos abrir uma filial em 2024 e estamos pesquisando alguns estados. E vamos investir diretamente na mineração por isso queremos conhecer mais como funciona”, disse.