O terceiro dia do Arena do Conhecimento foi dedicado a falar sobre transformação digital, um choque de realidade para os empreendedores, mostrando a urgência de modificar a estrutura dos pequenos negócios para eles se manterem ativos e rentáveis. Para esse momento o Sebrae Tocantins uniu as experiências de diferentes regiões do país e segmentos distintos.
Eduardo Diogo, diretor administração e finanças do Sebrae Nacional, destacou que o Sebrae vem trabalhando com o olhar no futuro. “Estamos observando os movimentos da economia e da tecnologia e assim, construir soluções que possam fazer diferença para os empreendedores. Essa prospecção permitiu que rapidamente o Sebrae ajustasse a sua programação e começasse a atender os pequenos negócios, fornecendo as ferramentas necessárias para sobreviver nesse momento de pandemia”, avaliou.
O superintende do Sebrae Pernambuco, Chico Saboya, trouxe uma avaliação sobre o Porto Digital, um parque tecnológico instalado na cidade de Recife, com atuação nas áreas de tecnologia da informação e comunicação, que veio em um momento onde a economia estava em dificuldades e através dessa união de esforços e a vinda de empresas mudou cenários. “É preciso criar novos mecanismos de conexão entre a academia e o mercado para ser incorporado na vida dos cidadãos. Precisamos de ecossistema de produção para que os conhecimentos produzidos sejam utilizados para mudar o status da economia”, destacou Saboya.
Luiz Alberto Ferla, fundador e CEO do DOT Digital Group, acrescentou que as ações do futuro serão digitais e o processo educativo devem se adaptar. Pensando nisso, criou um dos maiores grupos nacionais de educação digital, onde desenvolve soluções inteligentes em educação com tecnologia. “Hoje temos uma vida focada em serviços e precisamos educar as pessoas para lidar com todas essas mudanças constantes. Entendemos que sempre é possível fazer diferente e melhor. E aqui destaco o importante papel do Sebrae em buscar sempre a inovação e a possibilidade de oferecer essas transformações aos pequenos negócios”, explicou.
O ponto comum entre os debatedores foi a importância do processo educativo. Conforme dados do Sebrae, esses últimos meses houve acréscimo significativo de busca por informações sobre como atuar no ambiente digital, aliando ao fortalecimento do e-commerce e delivery ou entrega em casa. O Arena do Conhecimento segue até a sexta-feira, 23, com destaque para temas agronegócios e e-commerce. (Assessoria de imprensa Sebrae)