A publicitária Zenicéia de Assis assumiu a direção da Associação Brasileira de Consultores Políticos (ABCOP) no Estado. Ela substitui Luciano D´Carvalho, que hoje é radicado em Goiânia (GO). Zenicéia é profissional com mais de 20 anos de experiência no segmento e com trabalhos realizados no Tocantins, em várias regiões do Brasil e no exterior.
Ferramentas e intercâmbios
Sócia da DZ12 Comunicação Estratégica, que tem escritórios em Palmas (TO), Brasília (DF) e Recife (PE), Zenicéia é consultora em planejamento estratégico e marketing político. Ela afirmou que, entre os seus principais objetivos à frente da direção da ABCOP no Tocantins, estão a divulgação de ferramentas de monitoramento de gestão que facilitam e dão norte ao gestor e o intercâmbio de consultores a fim de que sejam feitas trocas de experiências de campanhas eleitorais entre os diversos Estados brasileiros.
Comunidade quer a verdade
A publicitária lembrou que a forma de fazer campanha mudou. “Apareceram os grupos de WhatsApp, as famosas fake news e tantas outras artimanhas imediatistas”, ilustrou. Porém, defendeu, existem pesquisas que mostram que os brasileiros se sentiram enganados pelas fake news e, por isso, disse acreditar que 2020 “terá um gancho a ser explorado nos processos eleitorais”. “A comunidade irá atrás da verdade, e aí teremos que saber como transmitir essa verdade para o povo ”, adiantou.
Criada em 1991
Idealizada pelo seu presidente nacional, Carlos Manhanelli, e formada por profissionais da área de marketing político eleitoral, a ABCOP foi criada em novembro de 1991, em São Paulo, e tem representantes em todo o território nacional.
Melhoria e manutenção de imagem
Zenicéia Assis assessorou diversos políticos durante seus mandados (prefeitos, deputados estaduais, deputados federais, senadores e governadores), é responsável por ações como assessoria de imprensa, treinamento e preparação de candidatos para entrevistas e/ou debates, acompanhamento e interpretação dos fatos políticos da área de atuação do político e ações estratégicas visando melhoria e manutenção de sua imagem.
Aulas e treinamentos
A especialista ainda participou de diversas equipes em campanhas eleitorais, municipais e federais, atuando nas áreas de coordenação e operacionalização, consultoria de marketing, planejamento estratégico, organização, criação, produção de programas de TV, gestão de crise, elaboração de questionários, leitura de pesquisas e diagnósticos (que seve como base para as campanhas e a construção do plano de governo). Zenicéia também ministra aulas de marketing político e assessora faz diversos treinamentos e capacitações para candidatos e suas equipes no Brasil e no exterior.