Caros tocantinenses,
Neste dia pra lá de especial para todos nós, abro esta missiva com os mais profundos agradecimentos de alguém que chegou neste Estado há 21 anos e nele conseguiu construir tudo o que sonhou. No Tocantins meus filhos cresceram, se formaram e se tornaram os bons homens que são. Aqui construí minha empresa, me consolidei como jornalista, conquistei o respeito e ainda conto com o carinho, a amizade e a paciência de milhares de amigos e amigas, como fica claro nessas oportunidades em que faço os lançamentos de meus livros e nas trocas diárias de mensagens e conversas.
Mas sei que para que eu e milhares de brasileiros vindos de outros estados conseguíssemos vencer nestas terras foi preciso uma luta secular que tornasse o Tocantins a realidade de hoje. Nunca devemos nos esquecer do sofrimento dos irmãos nascidos aqui, as agruras do esquecimento e do abandono quando ainda integravam o norte goiano. Dos pioneiros, ouço as histórias das viagens sofridas para Brasília e Goiânia, que levavam dias de estradas empoeiradas. Sobre as famílias do nosso interior profundo que precisavam se despedir dos filhos ainda muito novos para que pudessem cursar o ensino médio ou a faculdade. As imensas dificuldades para o socorro médico ou para escoar a produção.
Contudo, me orgulha ser parte de um povo vitorioso, que não se deixou perecer em meio às intempéries que o castigava, mas que se tornou ainda mais forte sob os açoites a ponto de alcançar seu objetivo de se tornar independente, dono de sua história, senhor de seu destino.
Em dezembro de 2009 recebi da Assembleia o título de Cidadão Tocantinense, o que não só me encheu de orgulho, mas foi como se obtivesse minha certidão de renascimento. Nem me lembro mais que casualmente nasci paulista. Sou tocantino apaixonado e enraizado. Energizado diariamente pelo nascer do meu sol causticante – já que por aqui cada um tem o seu – e pelo banho em nossos rios. Nossas maiores riquezas são nossas águas.
Quando me encontrei com Palmas, ela era uma adolescente de 13 anos. Foi paixão à primeira vista. Suas serras e seu lago me conquistaram com tamanha força e profundidade que não consigo me distanciar de seus encantos. Vi essa púbere crescer, seus espigões brotarem, esticarem e se consolidarem; seus habitantes se multiplicarem, sua história se desenrolar, sua autoestima ser forjada. Hoje, uma balzaquiana, Palmas não só mantém o fascínio que me enredou, como se tornou ainda mais atraente.
Irmãos tocantinenses, nessas duas décadas de relação, testemunhei a chegada do asfalto a dezenas de quadras da Capital, as rodovias que interligaram regiões pelo Estado, Araguaína ser transformada pelo arrojo de um grande gestor, Ronaldo Dimas; e Gurupi seguir o mesmo rumo sob o comando de Laurez Moreira. Estava na inauguração do Capim Dourado Shopping, erguido pela coragem empreendedora de Carlos Amastha, e da Ferrovia Norte-Sul. Sonho um dia em trafegar pela BR-153 duplicada de Aliança a Anápolis.
Também me entristeci pelos abusos das contas públicas que paralisaram os passos acelerados do nosso desenvolvimento. Mas vibrei quando o Estado recuperou sua nota B na Secretaria do Tesouro Nacional, e me mantenho na torcida para que alcancemos o A, e para que essa sopa de letras resulte em justiça social.
É nesse campo que deposito toda a minha esperança. Quero ainda ver um Tocantins mais justo, mais igualitário, em que nossa gente simples não sirva tão somente para votar em coronéis, mas que possa ser efetivamente cidadã de primeira grandeza, verdadeiramente dona de sua vida e de seu destino.
Fomos abençoados com uma posição geográfica estratégica, belezas naturais para as quais todos os adjetivos ainda são poucos para qualificá-las. Se nossos líderes tiverem seriedade, compromisso, espírito público, não tenho dúvida de que o Tocantins alcançará as glórias sonhadas por seus desbravadores, pioneiros e construtores.
Por falar nisso, me orgulho ainda de ser contemporâneo do governador Siqueira Campos, de ter convivido com ele, do privilégio de ouvi-lo por horas.
Enfim, irmãos desta nossa Terra Prometida, sou um tocantinense completamente apaixonado.
Feliz aniversário, Tocantins!
Saudações democráticas,
CT