Neste domingo, 12, a Coluna do CT chega aos 18 anos. Entramos na maioridade com senso mais acurado do que queremos e do público para o qual queremos falar, e ainda cientes do papel relevante que desempenhamos, o que dimensiona o tamanho de nossa responsabilidade. Essa compreensão ampliada é resultado de todas as experiências acumuladas nessas quase duas décadas, as positivas e, sobretudo, as negativas.
São três as fases do site: na primeira, que vai de seu surgimento, em 2005, a 2006, fazíamos aquilo para a qual o projetei, ser uma coluna política online, focada nos bastidores e na movimentação dos agentes políticos e governos. Depois, de 2007 a 2012, veio a segunda, quando tentamos nos tornar um portal de notícias, na sua forma conceitual, com textos, áudios, vídeos e cobertura de todos os setores.
Por fim, a partir de 2013, começou a terceira fase, quando reconheço que errei e concluí que a minha única vocação é o colunismo político. Então, redireciono o site para o projeto original. Desde então, fomos, com muita serenidade e sem pressa, voltando ao porto de onde partimos, e nele ancoramos em definitivo por volta de 2018.
O colunismo político, com bastidores e análises, é a vocação da Coluna do CT, e onde quero permanecer para todo o sempre. Claro que o efeito colateral é fechar a mira em direção ao público vislumbrado, que deixa de ser todo o conjunto dos internautas e passa a ser aqueles que gostam da política ou que, por dever de ofício, precisam se manter antenados sobre o que se passa nos corredores do Poder.
O ponto positivo é que falamos para o público mais seleto do Tocantins, que é o formador de opinião e o tomador de decisão. É para essa gente altamente qualificada que voltamos nossa política editorial.
A mudança de rumos do site nesses anos foi impulsionada muito mais pela extrema insatisfação com o que eu vinha fazendo do que pelas condições mercadológicas, ainda que, óbvio, esse último aspecto não tenha sido negligenciado.
Aos 18 anos, maduro, certo do que queremos, só tenho a dizer que agora estou muito feliz com a linha editorial que retomamos, plenamente realizado e disposto a todo dia levantar cedo, analisar a pauta e trabalhar com afinco para oferecer a nossos leitores o de melhor daquilo a que nos propomos.
Obrigado a todos e todas! Sem o imenso apoio de nosso público, dos parceiros e anunciantes não teríamos chegado até aqui.
Meu mais profundo agradecimento a toda a nossa equipe, que também faz a Coluna do CT com grande prazer, dedicação e amor.
Por isso tudo é que dizemos que a Coluna do CT é o site de quem forma opinião e toma decisão!
Obrigado, Tocantins!
CT, Palmas, 12 de março de 2023.