A prefeita Fátima Coelho (UB) esteve na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em Palmas, nesta quarta-feira, 14, para tratar da questão da rede coletora e execução das obras de reestruturação da drenagem e, definitivamente, a solução dos alagamentos na Avenida Bernardo Sayão, marginal da BR-153, perímetro urbano de Guaraí. BRK Ambiental também participou da reunião.
DNIT COM PROJETO E PREFEITURA COM EXECUÇÃO
Conforme o acordo formalizado em ata, o Dnit vai iniciar o projeto de execução para obras que serão realizadas no sentido Norte da BR-153. Em contrapartida, a Prefeitura de Guaraí ficou responsável pela execução de obras, que serão definidas pelo projeto, em locais que estão fora da faixa de domínio da União. Por parte da BRK, ficou acordada a solução para a obstrução parcial do dispositivo de canal de captação pela rede de água e esgoto, de competência da concessionária.
ALAGAMENTOS
Conforme a prefeita Fátima Coelho, em situações de chuvas mais intensas, a Avenida Bernardo Sayão, uma das principais da cidade, fica sujeita aos alagamentos, tendo ocorrido esses cenários em anos anteriores. “Tudo isso está registrado pelos veículos de imprensa, pois repercutiu muito. Isso causa danos à população, com veículos submersos, alagamentos em comércios e residências”, enfatiza.
REESTRUTURAÇÃO
Para o superintendente regional do Dnit no Tocantins, Renan Bezerra de Melo Pereira, será necessário a reestruturação da captação da drenagem superficial à montante do bueiro, ampliação do canal de captação, implantação de um novo dispositivo de drenagem e rede de deságue. O projeto deve iniciar pela Rua 07, ponto mais favorável ao encaminhamento, conforme apontado pelo estudo hidrológico”, analisa.
A reunião contou também com a presença do presidente da Câmara Municipal de Guaraí, vereador Gleidson Bueno; vereador Nilo Farinha; dos representantes do Dnit, Flávio Ferreira Assis, Eduardo Suassuna e Henrique Cesar; Lucas Damasceno, representante da BRK; e o gerente de Convênios do município, Douglas Antunes.