Após ser barrado de evento da federação Brasil da Esperança pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Tocantins (Sintet), o ex-prefeito Carlos Amastha (PSB) decidiu destacar em material de pré-campanha os avanços alcançados na rede municipal de ensino durante sua gestão (2013 a 2018). O socialista cita que Palmas chegou a ocupar o 1º lugar entre as capitais no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), lista a construção de três escolas, o índice de 70% da rede ser de tempo integral, instalações de ar-condicionado nas salas de aula e parcerias com Marinha, Exército, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros (CBMTO) e Guarda Metropolitana (GMP) na gestão de colégios. O político também destaca ações de capacitação de professores em território internacional.
PROUNI MUNICIPAL
Educação também foi tema da agenda de Carlos Amastha em reunião no sábado, 22, com jovens dos Aurenys. Na ocasião, o pré-candidato fez o compromisso de implementar programa de bolsas de estudo em âmbito municipal nos termos do ProUni, do governo federal. “A educação é o caminho para que as pessoas mudem a realidade de suas vidas. Temos que criar oportunidades para que jovens de famílias de baixa renda possam se qualificar, fazer um curso universitário e mudarem de vida. Esse é um compromisso meu”, garantiu.
EDUCAÇÃO E OPORTUNIDADES
Amastha afirma que a retomada do projeto do Prouni foi solicitada nas discussões que estão sendo realizadas em diversos locais da cidade para a elaboração do plano de governo do socialista. “Os jovens das escolas públicas precisam de uma maior participação no ensino superior. A dificuldade de pagar altas mensalidades tem impedido muitos jovens e adultos de avançarem com os seus projetos de vida, aprofundando a desigualdade em nossa Capital. Eu sempre digo que quero dar aos palmenses o que eu dei aos meus filhos, que é educação e oportunidades”, reforçou.