O deputado federal Vicentinho Júnior (PL) vai se despontando como a principal voz de oposição ao governador Mauro Carlesse (DEM). Em pronunciamento da Tribuna da Câmara, o parlamentar tocantinense subiu o tom para fazer críticas à saúde pública do Tocantins. “A corrupção mata. Está matando tocantinenses”, afirmou. A possível saída de Renato Assunção da Secretaria da Infraestrutura também rendeu ofensivas a Claudinei Quaresmin, sobrinho do chefe do Executivo.
Prioridades invertidas
Vicentinho Júnior questionou os gastos do governo estadual diante da falta de insumos na rede de saúde pública “As prioridades estão invertidas! Faltam medicamentos, equipamentos para um simples teste do pezinho, mas nunca se atrasou um dia o pagamento de um guindaste dentro do Hospital Geral de Palmas (HGP), que ninguém explica sua funcionalidade”, afirmou.
Sangue nas mãos
Como exemplo do descaso do Estado com a saúde, o congressista citou o episódio de Maria em Graça, que faleceu no dia 29 de julho aos 79 anos após esperar 15 meses por tratamento no HGP. Depois de citar o caso, Vicentinho Alves endureceu o discurso e disse que o governador e o secretário da Saúde, Luiz Edgar Leão Tolini, tem nas mãos “o sangue de várias Marias”. “Eu peço ao Estado o respeito que tem faltado a todos os tocantinenses”, completou.
Segurança Pública
Vicentinho Alves ainda adiantou que apresentará em conjunto com a deputada federal Dulce Miranda (MDB) um requerimento para convidar o governador Mauro Carlesse (DEM) para esclarecer as medidas como a possível extinção da Dracma na Comissão de Segurança Pública da Câmara.
Sobrinho tira e bota secretário
O deputado federal ainda voltou a fazer uma ofensiva à Claudinei Quaresmin, sobrinho de Mauro Carlesse. “Parece-me que manda mais do que o atual governador. Hoje sobrinho tira e bota secretário do Estado, e tira e coloca recursos onde acha devido”, afirmou Vicentinho Alves. A Coluna do CT já mostrou o clima tenso na pasta de infraestrutura. O atual titular, Renato Assunção, já avisou que vai deixar o posto.
Organização da oposição
Vicentinho Alves vai ganhando força na formação de uma frente oposicionista. O deputado até já se reuniu nesta terça-feira, 6, com o presidente do PSB do Tocantins e ex-prefeito de Palmas, Carlos Amastha, para iniciar um diálogo em torno da construção de um grupo de oposição ao governo Mauro Carlesse (DEM).
Veja abaixo a íntegra do discurso do deputado federal Vicentinho Júnior: