Após os encontros e desencontros, o governador Mauro Carlesse (DEM) e o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM), realizaram reunião no sábado, 17, para debater as demandas tocantinenses. Ao contrário do que inicialmente anunciado pela Secretaria de Comunicação Social (Secom), o encontro não ocorreu no Palácio Araguaia, mas no hangar do Estado, em Palmas.
Apoio para empréstimos
Ainda sem garantia da liberação dos R$ 583 milhões em empréstimos com a Caixa Econômica Federal (CEF) para obras de infraestrutura, Mauro Carlesse aproveitou a presença de Davi Alcolumbre para pedir apoio na viabilização destes recursos. Na ocasião, o governador teria explicado que os investimentos impactarão positivamente toda a população tocantinense em virtude do aumento da oferta de emprego, a prestação mais eficiente dos serviços de saúde e o desenvolvimento local.
Empréstimos de até 12% da RCL
Em outro documento para o presidente do Senado o governador solicita que a União assegure procedimentos de operações de crédito na ordem de 12% da receita corrente líquida (RCL), conforme metodologia da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) utilizada para a consecução do Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal (PEF). Tal pedido também visa garantir os empréstimos junto à CEF.
Alcolumbre garante suporte
O senador David Alcolumbre agradeceu a recepção do governador Mauro Carlesse e disse que está à disposição do Tocantins para apoiar as demandas. “Na próxima semana vamos nos reunir com a Presidência da Caixa para agilizar essas contratações”, sustentou.