Com as parcerias reafirmadas para 2021 com os senadores Eduardo Gomes (MDB) e Irajá Abreu (PSD), as deputadas federais Professora Dorinha Seabra (DEM) e a Dulce Miranda (MDB), o prefeito de Lavandeira, Roberto César, o Cesinha (PSD), garantiu que as obras do município vão continuar, já que, em seu primeiro mandato à frente do Paço, as emendas desses políticos trouxeram muitos benefícios para a cidade.
R$ 1 milhão para o asfaltamento
Cesinha ainda garante que tem uma excelente parceria com o governo Mauro Carlesse (DEM). “Nós temos um governador municipalista, que tem olhado muito para os municípios, e, para este próximo mandato, aguardamos a liberação de aproximadamente de R$ 1 milhão para asfaltamento e, com isso, poderemos chegar a 100% das nossas ruas asfaltadas”, avaliou.
Barateamento de 70% dos custos
O prefeito ainda destacou o trabalho da Secretaria de Obras, em parceria com Diretoria da Agricultura, para melhorar a vida do pequeno agricultor. “O forte de nossa cidade é a pecuária de leite, fazemos parte da bacia leiteira de Combinado, e a nossa Diretoria da Agricultura, faz desde a aração, gradeamento, calcariamento e silagem. O nosso produtor tem total apoio da nossa administração. Nossas máquinas estão voltadas a beneficiá-los, o produtor consegue baratear até 70% dos seus gastos. Entramos com a nossa estrutura e o agricultor com a contrapartida do combustível, e, com essa economia, ele investe em melhoramento genético do seu rebanho, adquire mais animais e, com isso, aumenta o seu ganho, e a nossa cidade ganha a circulação de mais dinheiro, o que fortalece o comércio local”, explicou o prefeito.
Os Sentinelas
Em tempos de pandemia, o trabalho da Secretaria de Saúde de Lavandeira, segundo o prefeito, teve nota 10, pois o índice de contaminação do Covid-19, segundo ele, foi baixíssimo e nem um óbito foi registrado. A prefeitura montou uma equipe, os “Sentinelas”, só para atender os pacientes com sintomas da doença, com atendimento em casa, evitando que os doentes pudessem ter contatos com outras pessoas. “A dedicação dos profissionais da saúde de nosso município foi exemplar, estão trabalhando incansavelmente na prevenção e no atendimento aos casos que surgem. A equipe os ‘Sentinelas’ foi fundamental para que não alastrassem os casos de Covid em nossa cidade”, afirmou Cesinha.
Dever cumprido
A cidade tem um Posto de Atendimento, com um médico atendendo todos os dias, inclusive em horário noturno caso necessário. “Nós conseguimos contratar um médico, que mora na cidade e, com isso, temos atendimento praticamente 24 horas por dia, e casos de pequena complexidade são resolvidos aqui mesmo. Com isso, estamos evitando o transporte de pacientes para Palmas, Porto Nacional, Gurupi ou até mesmo para Arrais, onde temos um hospital regional também, e vamos fazendo economia para investir, inclusive, no melhoramento da saúde no município, com aquisição de mais ambulâncias, medicamento. Temos também um trabalho na zona rural, onde uma vez por mês toda a equipe de saúde visita os povoados, levando toda a estrutura de atendimento. Assim, vamos findando o nosso primeiro mandato com a grande alegria do dever cumprido”, disse o prefeito.